domingo, 19 de agosto de 2018

Dinâmica: Reflexão



Muitos momentos em nossas vidas dizemos algo a outra(as) pessoa(s) que realmente vão de encontro (ou em confronto) ao que passa em nossas mentes naquele determinado momento.
No exemplo desse card, temos alguns.
Desconsiderando esses acima, diga qual a frase que comumente usa para disfarçar aquilo que vai na sua cabeça.


********


*Com perdão, gratidão e tolerância unidas à caridade, você se torna uma pessoa melhor.






Segunda dinâmica:
Exercício das palavras perdão, gratidão e tolerância.
Dessa forma: Diga o que você perdoa, o que é grato e o que te leva a tolerar de outro semelhante. Auto análise.



JDaviMiguez:


Dinâmica

- Quando estou insatisfeito com uma situação e quero encerar o assunto naquele momento, então eu falo: 
"Deixa para lá".
Em uma outra oportunidade retorno ao assunto para ser esclarecido.

Perdão:
Não sei!
Existem situações e situações, somente quando acontecer que poderei saber se sou capaz de perdoa.

Gratidão
Por estar vivo e com boa saúde, não ter na família pessoa com problema grave (saúde ou descaminho).

Tolerância
Vou falar do que não tolero: Estrupo; pedofilia; abuso de autoridade; violência, principalmente a doméstica; tráfico de pessoas e prostituição forçada.

Abusar da ignorância alheia para escravizá-la.


********


Fátima Abreu Fatuquinha:


Quando não quero expressar realmente o que penso, até porque, para evitar um mal estar digo:
Você é quem sabe...


Sobre o perdão:

Perdoar sempre foi uma constante em minha vida. Perdoei ofensas, mentiras, e até violências verbais.
Se para perdoar você ganha pontos, então, estou satisfeita pois, tenho esse dom.


Gratidão:

Sou uma pessoa grata também. Por estar viva e ter a chance de repensar todos os dias erros, tentando acertar no dia seguinte... Agradeço por ter nascido em uma família de bons costumes, boa índole, (tradicional demais) mas, ainda assim que me deu uma base ótima para ser quem sou.
Depois por ter tido o que sempre precisei (desde provações até satisfações) para formar meu caráter.
Sou grata pelos amigos que surgiram em cada época, e que me ajudaram muitas vezes até financeiramente...
Sou grata por meus filhos e netos.

SOU GRATA ANTES DE TUDO, À DEUS!


Sobre tolerância:

Tolerar talvez seja até mais complicado que perdoar! Porque quando você perdoa, muitas vezes não tem mais conhecimento de nada em relação ao que perdoou, pois tenta esquecer o evento que te levava à mágoa.
Agora, quando tem que tolerar algo ou alguém, isso pode ser uma coisa constante, até diária!
Dependendo do que seja...
Esse é o grande problema.
Para tolerar, tem que ser forte!
Eu tolero algumas pessoas, pois, é preciso.
Mas não tolero violências, esnobismo, falsidade, pessoas que se acham donos da verdade, e que não aceitam que outros pensem de forma diferente. Não tolero homofobia, rótulos, não tolero fanáticos religiosos.
Não tolero pedofilia também.

Enfim, essa coisa de tolerar é mesmo mais complicado do que se imagina.
E ainda tem gente que acha que perdoar é mais para o lado Divino!
Pois, para mim tolerar pode ser Divino... Por quê?
Porque se você consegue tolerar tudo, você não é gente, é um anjo.


********

Ângela Nuno:

 1a DINÂMICA:

Comumente, uso "Tudo bem!"
Saída estratégica e salvadora...😀😀😀 Lógico, é impossível descartar as outras opções. Não sei o que vem pela frente....🤔🤔🤔🤔🤔

Algumas vezes,  o dentista atrasa (não pouco). Ele é um doce, pede desculpas, Tudo bem! 😶😶😶😶😶
E assim, sucessivamente...
Implica o motivo do outro, trabalhar a paciência e tentar levar numa boa...😊😊😊😊😊😊😊
Esta alternativa, evita o estresse e vou trabalhando ou aprendendo, a lidar com a paciência. Mas, sei lá, vai que  mudo radicalmente a opção.... 😉😉😉😉

 2a DINÂMICA:

Chico Xavier, um dos maiores exemplos do significado na essência da humildade, caridade, serenidade, tolerância, amorosidade, gratidão e do valor do perdão.

Amo Chico! 💖


"Se eu fosse esperar melhores condições espirituais para servir, até o presente momento, eu não teria começado..."

Chico Xavier

💥💥💥💥💥💥💥


O Card traz para nós, uma profunda reflexão. 
Perdoar, é um dos maiores aprendizados e uma profunda evolução do ser humano.
Ainda estou aprendendo, porém, quanto mais aprendo, internalizo intensamente quanto o Perdão é Libertador.
Meu primeiro e grande estágio com o perdão, sem titubear, foi o autoperdão.
Quando cheguei a esse processo evolutivo, descobri quantas bagagens que precisavam ser desprendidas do meu interior e soltei as amarras para libertar-me.
Quando fiz isso, veio a leveza...
Avancei!
Daí, veio o aprendizado e a prática de perdoar o outro.( Estágio difícil ) 
O tempo, a leveza, a serenidade, a Espiritualidade, prática da Meditação, estão influenciando diretamente nesse processo evolutivo.
Sinto que estou caminhando bem. 
Aprendo, a cada dia, que muitas vezes o problema está com o outro, não me pertence. Permitir esta conexão, compartilhar animosidades, com toda certeza, não é salutar.
Estou caminhando, em um processo: 
 "Só por hoje"...


********


Lílian Furtado:



Dinâmica1:

A frase que me vem na cabeça quando digo ou quero dizer algo oposto ao que está na minha cabeça normalmente é:
"Não é nada". Ou então: "Você quer mesmo saber?" 
Quando digo essas frases, é porque estou fazendo das "tripas coração" para não entrar em conflito com a pessoa que está ao meu lado... Mas, quase sempre entro.

Dinâmica 2:

Eu acho que perdoo quase tudo, dependendo muito de quem seja e o que seja. Mas, o que mais me dói, é a mentira. Especialmente quando dou a oportunidade da pessoa falar a verdade e ela insiste na mentira. 
Perdoo até mais fácil do que esqueço.

Sou grata quando a pessoa perdoa um erro meu, principalmente quando compreende as circunstâncias que me levaram a agir daquela maneira. Não que isso justifique algo que eu tenha feito errado da minha parte.


Sou uma pessoa até muito tolerante, mas detesto gente que se vitimiza e não assume a sua parcela de responsabilidade (quando existe) pelos resultados não desejados. 
Enfim, todos somos humanos e erramos. Vamos seguir errando o tempo todo. 
Perfeito só Deus e Jesus Cristo. Aprendamos com Ele o exercício do perdão e da tolerância.


********


Cida Nuno:

DINÂMICA 1: 

Depende muito do momento. Não lembro qual uso mais.
As frases citadas, são interessantes...😁😁
Acredito que o momento, a quem vou dizer, são fatores predominantes.
Se bem que sou muito sincera. Sei lá, às vezes até demais.
Se algo me incomoda falo. Lógico, muitos momentos o silêncio é a melhor resposta.


DINÂMICA 2:

Chico Xavier foi e sempre será uma grande lição.
Um  grande exemplo para Humanidade de todos os valores citados.
A História da vida de Chico é comovente!
Ele tinha tudo para ter outros valores e  ter agido com raiva, ódio, por tudo que ele viveu.
Não vitimizou-se, não vingou-se, escolheu os sentimentos mais nobres para enfrentar as dificuldades e para retribuir a quem o feriu.
Tem uma frase de Chico que sempre recordo-me para que eu jamais esqueça o quanto preciso crescer, evoluir:

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,
qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Estou tentando trilhar esse caminho. É um trabalho de formiguinha.
Perdoar é Libertação!
Não é fácil atingir essa meta tão levemente como Chico.
Ele foi e cada vez mais é Luz.
Perdoar envolve muitos outros sentimentos.
Tem o perdoar e jamais esquecer.
Tem o perdoar e desligar-se.
O perdoar com cobranças e por aí vai...
Enfim, estou tentando ser melhor a cada dia.
Me importar menos com coisas pequenas.
Respirar Paz!

A Gratidão faz parte da minha vida há muito tempo.
Sou grata  no silêncio das minhas orações.
Estou caminhando passo a passo....


Se você perguntar 
Quem fui,
Te direi que não
Tenho manchas em
Meu passado
No qual possa sentir
Vergonha pelos caminhos que percorri.
Se você perguntar quem sou,
Te digo que estou em construção.
Aprendendo outros valores,
Evoluindo,
Crescendo,
Perdoando,
Tolerando,
Agradecendo,
Amando!


Sou melhor que ontem!


********

Nandinha (Maria Fernanda Freitas)



Dinâmica:

"Sempre que digo estou brincando", com certeza tem uma boa parcela de verdade; Geralmente, essas verdades atrás do "Tô brincando " saem em rodinhas de amigos onde alguém  não aceitará a verdade se falarmos de modo sério.
.
Muito difícil eu falar "Eu não sei", pois, se for um assunto do qual eu realmente não saiba, ainda vou ter outro argumento rsrsr . Não aprendi a falar não sei .
.
Também é difícil eu falar: "Eu não me importo"; Ultimamente, tenho tentado não me importar mesmo com algumas coisas, tentado rsrsrsrs ... Nem sempre eu consigo .
.
"Tudo bem" eu falo com muita frequência . Acho mais fácil eu falar que está tudo bem, que explicar o motivo de não estar muito bem. Também acho que cada vez que falo isso, realmente as coisas vão se ajeitando para ficar realmente dessa maneira!
.
Concordo que os outros tem o direito de ser como são, e a mim, o Dever de ser cada dia melhor. 
Mas isso, depende do ambiente em que estou: Se o outro estiver agindo como ele quiser e de certa forma me incomodando, vou questionar e me retirar. Reconheço que para ser melhor a cada dia, eu preciso muito da ajuda dos outros que convivem comigo .

BeijooO a quem por aqui passar (nem sei se era isso mesmo rs...)!
















Um comentário:

  1. Realmente interessante esse assunto , eu andei em curvas por realmente não lembrar das perguntas , e quase cheguei lá rsrsrrs ! vou reler todos aqui mais algumas vezes ! muito interessante .

    ResponderExcluir