segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Imortalidade é possível?

A nossa dinâmica do FDS foi baseada em parte, nesse filme de ficção científica: Transcendence



 
Vou colocar uma breve sinopse para que entendam retirada de um site:
O Dr. Will Caster (Johnny Depp) é o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial da atualidade. No momento ele está trabalhando na construção de uma máquina consciente que conjuga informações sobre todo tipo de conteúdo com a grande variedade de emoções humanas.
O fato de se envolver sempre em projetos controversos fez com que Caster ganhasse notoriedade, mas ao mesmo tempo o tornou o inimigo número 1 dos extremistas que são contra o avanço da tecnologia e por isso mesmo, tentam detê-lo a todo custo.
Só que um dia, após uma tentativa de assassinato, Caster convence sua esposa Evelyn (Rebecca Hall) e seu melhor amigo Max Waters (Paul Bettany) ,a testar seu novo invento nele mesmo. Só que a grande questão não é se eles podem fazer isto, mas, se eles devem dar este passo...

A pergunta é: O mundo estaria preparado para ter pessoas que querem se manter vivas de alguma forma, mesmo depois de morrerem fisicamente: Seja passando para um computador(até um androide) ou transferindo a chamada consciência e também a memória, para uma outra pessoa que já não usa a sua própria mente*? Ou ainda pela criogenia...

 
Qual sua opinião sobre pessoas que querem ser imortalizadas?
 
* Isso já será mostrado em outro vídeo:


 
********

Lílian Furtado:

Sobre a dinâmica O mundo na minha opinião, ainda não está preparado para essa inovação; Embora a ciência e a tecnologia avancem rapidamente.
Todavia, creio que uma pessoa que deseja permanecer viva, e de outra forma, contrariando a própria natureza e o curso normal da vida, incitaria muita polêmica em vários setores da sociedade...
Em especial aos religiosos, que só conseguem raciocinar estagnados dentro dos seus dogmas.
Creio eu, que antes de se pensar em investir em imortalidade, necessário se faz, investir em melhor qualidade de vida e na cura de várias doenças.
O ser humano tem muito ainda a evoluir socialmente e intelectualmente para brincar de Deus.

Sinceramente, para quem crê numa Força Superior que nos rege nesse planeta, me pergunto senão estamos indo longe demais, e avançando pouco no que é relevante.
É certo que manter a vida de entes queridos, é algo especialmente atraente; Mas, até onde nos é permitido avançarmos e interferir no curso normal da vida?
Finalmente, creio que algo dessa natureza é possível... Talvez, para daqui muito tempo ainda! Entretanto, não sei se nos será recomendável.


********


Maria Fernanda (Nandinha):


"Dinâmica"
... Não assisti ao filme citado.
Já assisti e li muito sobre a ciência futurista, sou apaixonada! Porém, também sou realista. Hoje, os estudos científicos comprovam a existência de Deus, de uma energia positiva capaz de fazer milagres, mas, estarmos preparados para a vida eterna terrestre, não será possível jamais.
Sim, tão simples pelo fato de sabermos que existe o inicio, meio e fim; Neste caso, a vida pós morte continua existindo (ao menos eu acredito)... E vejo a morte como algo natural.
Acho mesmo que seria enfadonho viver eternamente uma mesmice robótica!
Mas, sim! Tenho lido a respeito de pessoas que sonham com isso, apenas sonham... Bem, e enquanto sonham, não percebem seus corpos físicos morrendo aos poucos, talvez para esses, até seja um prazer passar por esta vida sonhando! ____Abraços a todos que por aqui passar!


********


Valter Félix:


Pessoas que querem ser Imortalizadas...
Pura ficção ? Há alguma realidade nisso ? No mundo ao qual vivemos com a informatização, e tecnologia avançando dia a dia, claro que imortalizar a personalidade de alguém, ou a mente humana do mesmo, ainda soa como pura ficção; Bem, isso realmente é ficção porque ainda não foi executado. Acredito que uma pessoa transferir seus pensamentos e a maneira de agir para um mecanismo eletrônico onde se possa acessar dados, pensamentos e ideias, ainda é apenas um projeto...
Contudo, toda evolução humana inicia-se através de pensamentos. E temos vários exemplos de pensamentos fictícios que se tornaram realidades, dentre elas aviões, próteses, chips, computadores, robôs e muitas outras...
No entanto, já existe um bilionário russo, que esta se empenhando para como ele mesmo disse, "driblar" a passagem do tempo: E quer utilizar a ciência, para desvendar os segredos do cérebro humano e fazer upload para um computador, podendo no futuro acessar pensamentos e até ideias.
Sendo assim, não se resume simplesmente em filmes de ficção, já há pessoas desejando que isso se torne realidade, mesmo sendo remota ainda. No meu ponto de vista, acredito em vida finita, todavia, vemos e possuímos pensamentos e ideias propagadas através de livros, telas de pinturas, esculturas, filmes; Em diversas situações, o ser humano tenta imortalizar seus pensamentos, através de vários meios.
Dessa forma, se fosse possível fazer o mapeamento do conectoma do cérebro humano, as chances serão maiores e melhores... Vamos aguardar pois nosso futuro, e irá nos trazer coisas surpreendentes. Obrigado pela oportunidade! Deus abençoe Boa Noite!

********


JDavi Miguez:


Acho que desde os primórdios da Humanidade, o ser humano tenta se imortalizar de alguma forma:
Pelas pinturas rupestres, mais tarde pela escrita, pintura, escultura, etc.
Dessa forma, pela evolução dos tempos, e pelo desejo que muitas pessoas tem de "não morrer" para o mundo, penso que seja daqui um tempo, uma forma de usar as novas tecnologias para esse fim.

No próprio seio familiar deixamos fotos e vídeos para as gerações futuras nos conhecerem, e seguindo isso, com o avanço dos tempos, poderia se fazer essa transferência de memórias e que dirá ideias, para que os descendentes nos conheçam...
E quanto o indivíduo querer se imortalizar numa máquina, eu particularmente, não adoto a ideia, porém, aquele que tem o Ego tão inflado, e que tem dinheiro para investir nisso, que faça, é o seu problema!
Agora, se o mundo está preparado, eu acredito que não.

********


Eu, Fátima Abreu:


Temo por essas tecnologias de verdade! Acho que o homem brincar de Deus, é muito sério.
Já o artista se imortaliza de forma branda: Não faz mal a ninguém, pelo contrário; Deixando sua obra para que as gerações futuras apreciem, é muito válido.

Contudo, um ser humano querer viver para sempre, até em uma máquina, é para mim surreal!
Claro, cientistas estão cada vez mais, avançando nesse sentido, com a nanotecnologia.
A criação de órgãos por células tronco, etc.
Todavia, o mundo desse forma não daria certo!
Sou espiritualista e sei da necessidade do ser humano nascer, viver, morrer e reencarnar, num processo evolutivo, que em um tempo futuro, ele não precisará da carne. Pois, somos seres imortais em alma.´
Multidimensionais até...

E a alma já evoluída, não precisa da carne.
O Ego das pessoas que querem ser imortalizadas, pode ser tão grande a esse ponto de pagar cientistas para transferir seus pensamentos e memórias, desejos e gostos...
Ou no caso da criogenia: Serem congeladas, para terem a chance de se curarem de alguma doença, que hoje ainda não se tem a solução.

No filme Transcendence, o amor pela esposa, e a vontade do cientista de continuar vivendo, mesmo na forma de um computador, justificaria sua posição. Muito embora, eu não concorde com isso.
Ele foi controlando todos os sistemas, e curando pessoas com a nanotecnologia, para torná-los seres mais evoluídos (digamos assim) em força principalmente. Querendo a partir daí, controlar todo o restante. No filme, para um Bem Maior. Todavia, e se fosse na mão de um cientista arbitrário, tirano e que quisesse tomar o controle de todo planeta?

Não, definitivamente, o mundo não está preparado para tanta tecnologia!!!

Obs: No livro "OS MAGOS",  de J.W. Rochester, fala sobre algumas pessoas imortais: Monges, e outros iniciados em artes místicas; Alguns morando perto do Himalaia e região, e que eles contém o segredo da eterna juventude com a essência Primeva.
Eu tenho esse livro em casa. Confesso que ele me assusta um pouco...




********


Delonir Cavalheiro:
 
 
Imortalidade, um grande mal.
Nascemos, vivemos, adquirimos experiências, amamos, procriamos, vivemos para educar nossa prole e preparados deixarmos para assumir nosso lugar no mundo. Então morrermos.
Pois, essa e a lei da vida; nascer, viver e morrer.
Muitos procuram a imortalidade, e eu vos digo, não por motivos altruístas, apenas por temerem a morte e o desconhecido.
Nenhum homem deve ser agraciado com a imortalidade.

Eu enquanto pessoa, acredito, a imortalidade não é, e nunca será uma benção.
Imagine, você imortal vendo todos que ama, perecerem e apenas você perdurar... Isso seria o martírio da alma.
Sou contra qualquer tecnologia que possa imortalizar o ser humano, seja com backup da memória para computadores, androides ou outra tecnologia a ser inventada.
O ser humano nasce perecível, e com data de validade.


Em Canoas, RS



Nenhum comentário:

Postar um comentário