domingo, 16 de outubro de 2016

ERA UMA VEZ NO TÚNEL DO TEMPO- DINÂMICA DO FDS NA IP


Nessa semana da criança, que foi bem movimentada por 2 assuntos no grupo da IP (no whatsapp), aproveitei os temas para a nossa dinâmica do fds:


* UM FATO INESQUECÍVEL DA INFÂNCIA E A RESPOSTA PARA A PERGUNTA: 
* O QUE FARIA SE PUDESSE PASSAR PELO TÚNEL OU MÁQUINA DO TEMPO?


                                                                  ********


BRUNO FILHO

1) Fato inesquecível da infância:

"Sempre falei a minha mãe que ia ser o homem da casa.
O vizinho estava fazendo obra.
E eu quis ajudar colocando terra para dentro da casa, resumindo não estudei...
Me dei mal na prova,  ganhei um dinheiro, e fiquei com os braços doendo.
Levei uns cascudos de minha mãe.
E pior: Ela fez um barraco com o vizinho...



2) O que eu mudaria se pudesse voltar no tempo?

Mudaria: Não ter me envolvido com uma mulher na net.
Perdi anos da minha vida. Sofri.                                           
E às vezes, acho que não estou curado. Mesmo sabendo dos erros dela, acho que aqui (Brasil) tudo é muito à flor da pele...

****************

NANINHA AZIATI



2)

"Não teria me desfeito dos meus brinquedos, de quadros que eu tinha em meu quarto, discos de vinil... São coisas que poderiam servir de decoração. Ou apenas lembranças da melhor época a minha vida, que foi minha infância.
  Sei lá. Vejo algumas pessoas com objetos que tem guardados da infância, e eu me arrependo... Revistas... Gibis...
 Sem falar nas fitas K7.... Sandy & Junior, Xuxa... ahhh, e o meu Fofão: Que eu dei pra uma vizinha.
 Alguns discos estão na casa da minha vó.
Mas enfim.... Respondendo sua pergunta: Seria isso que eu teria mudado."

****************


PATTY HERPICH



2)

"Acredito ... Que teria meu filho antes, mais jovem.
Pra poder acompanhar melhor o ritmo dele.
Creio....acho que tem muito mais coisas, mas deixo essa resposta.

****************


MARIA FERNANDA


2)

"Não mudaria nada . Fui feliz e ponto."

*****************

NAI BARROS


2)

"Minha resposta tbm é a mesma que minha irmã"

*****************

 LÍLIAN FURTADO


"Na verdade, quando escolhi o curso de direito não achava que tivesse nenhuma inclinação para advocacia. Meu plano era só me formar e fazer concursos.
Mas, dai acabei estagiando em um escritório de advocacia e ali passei a ver a advocacia com outros olhos. Diria que a advocacia me escolheu, kkk...
Todavia, após dez anos de atividade, sinto um certo cansaço, não exatamente da profissão, mas, dos entraves da justiça, não me sinto realizada...                       
Sempre amei as artes, e quando criança, queria ser desenhista                    
Eu desenhava até bem, mas depois, acabei deixando pra lá, sabe...                    
Se eu pudesse, viveria de arte gente!                        
Tenho adoração por desenho, pintura, musica, dança, poesia, literatura...                        
Quando criança, meu pai me colocou na escola de Belas Artes aqui da cidade, mas, logo me tirou de lá...    Eu adorava, ate traumatizei. Eu acho maravilhoso quem tem essas habilidades!"


AGORA A DINÂMICA:


1)

Fato inesquecível da minha infância: A primeira vez que fui num parque de diversões com os meus irmãos, todos mais velhos.  Eu era a mais nova e portanto, a mais mimada. Fiquei tão encantada que até andei na roda gigante, mesmo com medo de altura.
Foi muito legal e especial, porque a vida dos meus pais era dura, e difícil ter dinheiro para essas coisas. Meus irmãos não tiveram o que eu tive.



2)

Se eu pudesse voltar no túnel do tempo, na minha infância, eu voltaria pra escola de Belas Artes que eu adorava, e o meu pai me tirou, por achar que a atividade extra, ia tirar a minha atenção na escola.
Teria insistido mais, até convencê-lo do contrário.


*******************


FRANN PEREIRA

2)

" Eu mudaria toda minha história. Mas, as coisas nunca são do jeito que queremos, então, vamos nos adaptando as circunstâncias que vão aparecendo ao longo da vida...                        
Eu mudaria tudo em relação aos amores que tive                        
Filhos, teria um.
Eu cometeria menos erros..."


********************

EU, FATUQUINHA


1)  Ah, foram tantos fatos que me lembro, e considero importantes... Mas, se tenho que dizer apenas, um, vejamos:

Quando eu fui à casa de uma professora do primário, e ela me mostrou um piano de cauda, num canto da sala... MAJESTOSO! Eu fiquei inclinada naquele momento, a ter alguma coisa  com as artes.
Nunca aprendi a tocar nada... Entretanto, outras artes surgiram em minha vida...
A arte literária foi a que ficou.


2)

EU:

"MUDARIA TUDO E REESCREVERIA UMA NOVA VIDA...
 SOU HUMANA; QUERIA ALGO MELHOR PARA MIM!"

Delonir Cavalheiro, me questiona quanto à minha resposta:

- Sabendo que mudando seu passado, muito daquilo que tu és hj, não seria possível. Provavelmente, nem nos conheceríamos!

EU:

"PODERIA SER QUE NÃO NOS CONHECÊSSEMOS, MAS, TAMBÉM PODERIA SER QUE SIM... POIS, O ADVENTO DA INTERNET É QUEM FEZ NOS CONHECERMOS A TODOS AQUI (IP)                    
 MUDARIA SIM, PARA TENTAR ACHAR ALGUÉM MAIS PARECIDO COMIGO.                         PORQUE POLOS OPOSTOS MESMO SE ATRAINDO, NÃO DÃO CERTO VIVENDO JUNTOS!                    
BEM, EU JÁ ESTOU ESCALDADA...
E SE TIVESSE UMA CHANCE ASSIM, MUDARIA MESMO...
SOU HUMANA... QUERER MELHORAR O QUE DEU ERRADO, É TENTAR ACERTAR!
CADA UM, COM SEU CADA UM , JÁ SE DIZ POR AÍ...

FÁTIMA ABREU


********************



DELONIR CAVALHEIRO


Túnel do Tempo

''Nasci criança
Criança hei viver
Criança morrerei''


Estamos no mês das crianças
Indistinto pra mim
Todo dia
E dia de brincar
Correr
Fazer folia
Se alegar
Sou eu mesmo
Criança ainda
Talvez por isso
Não traga arrependimentos
Carrego comigo
Experiências
Que por nada trocaria
E se pudesse viajar no tempo
Nada de mim
Eu mudaria.
Tive erros
Que me fizeram crescer
Não estamos aqui a passeio
Embora seja um mundo belo
Precisam os amadurecer
Ninguém vem com manual
Do certo, errado
Aprendemos por experimentação
Acertando e errando
Sorrindo e chorando
São essas experiências
Que nos definem
Quem somos
O que somos.
Eu vivi
Eu aprendi.
Sigo hoje ainda
Errando e aprendendo
O mundo e meu playground
Nasci  Criança
Criança morrerei.


Não mudaria nada do que sou hoje. Em troca de ter uma experiência mais suave no passado.
Essas cicatrizes que carrego. São as marcas das lutas que travei.
E são a prova que venci cada batalha pra vir contar.

Fiquem em paz!


2 comentários: