segunda-feira, 15 de julho de 2019

Dinâmica de Julho

Aceitação, Rejeição e Compreensão. 
Voltado para o Espiritual, emocional ou Sentimental.

E se você não fosse aceito ou compreendido, em um grupo, local ou até família?
Como se sentiria?
Rejeição é sentimento que traz tristeza...
Como lidar com essas emoções que excluem?
Até que ponto isso tem importância para você?
Diga-me agora se todas essas sensações, te fariam sofrer...
Essa é a dinâmica de Julho.






********


Lílian Furtado:


 Dinâmica sobre sentimento de rejeição e como lidar com este sentimento.

Eu já vivenciei este tipo de sentimento no ambiente escolar durante a infância e parte da adolescência.
É bem difícil de lidar, porque você se sente o "estranho", o "patinho feio", e procura o isolamento. Daí parece que tais atitudes pioram ainda mais a situação.
Mas, não se sentir parte do "todo", ou da "manada" é bem mais comum do que se pensa.

Como se encara isso, é que pode te levar para a frente ou para trás na vida.
Eu sofri um determinado tempo, e acabou passando aos poucos, com o avanço dos anos que nos levam à maturidade.
Creio, que é bem mais difícil quando não se é aceito no grupo familiar...
Sendo que quanto à isso nunca tive problema, pois, sempre me apoiaram e superprotegeram até demais.

A minha dificuldade maior era interagir com "os de fora", fazer amigos, confiar em alguém, "sair da bolha". Entretanto, nem todo mundo passa por esse processo, dependendo do grau de rejeição, sem auxílio psicológico / terapêutico, e é claro, com o apoio da família.
Alguns migram para as drogas e comportamentos violentos; Como infelizmente, tem se visto em escolas gerando grandes tragédias.

Esse sentimento gera muito sofrimento para quem o sente, podendo levar à uma depressão profunda, e até mesmo ao suicídio.
Depende muito, de como cada um lida com o próprio sofrimento. E o quanto esse mesmo indivíduo vai se permitir buscar ajuda e ser ajudado por outras pessoas.
É importante que a família trabalhe a autoestima dos seus filhos desde cedo, para que saibam lidar com as adversidades da vida.


********


Maria Fernanda:

 __Aceitação, Rejeição e compreensão! Seja ...
___Espiritual, emocional ou sentimental ...

Todos esses sentimentos estão em aberto todos os dias em minha vida.
Quando eu vivia apenas pelo emocional ou sentimental, óbvio que não tinha compreensão de nada e ninguém, porém ... Quando olhei com olhos da alma, quando deixei o Espiritual se entender com minha razão, e meu coração se acalmou, eu pude ver que não há tristeza nem rejeição.
Aceitar é compreender a rejeição que muitas vezes é apenas insegurança ... Para finalizar, somos livres, podemos escolher os sentimentos que melhor nos identificamos!


********


Eu, Fátima Abreu:


Aceitação: É saber enxergar com olhos da alma, não colocar obstáculos, não discriminar, não ferir e só ser fraterno. Aceitação é acolher. Não deixar o seu próximo sofrer.

Rejeição: Triste, mas, existe! E muita, espalhada por aí...
Faz com  que a depressão se aposse. E se não tiver ajuda, a pessoa que sofre rejeição pode chegar a extremos.
Vale saber que muito disso, acontece desde a infância. Portanto, é necessário que a família e os educadores percebam.
Só assim podem ajudar.
Em outras fases da vida, além dos parentes, os amigos verdadeiros tem papel importante na recobrada da autoconfiança, daquele que a perdeu...
O importante é conseguir! Não deixando que a opinião dos outros maledicentes, faça sua cabeça dar um nó...
Terapia ajuda. Entretanto, a força de vontade, tem que ser o seu MARTELO FINAL. 
E recuperando assim, a vontade de ir à luta, ser como uma Fênix, renascendo das próprias cinzas e mostrar que ser único, é melhor que fazer parte daquilo que não te acrescenta.
Fui sempre baixinha. Fingia não ligar para as brincadeiras que faziam com a minha estatura, era o meu escudo.
Também, tinha a inteligência (isso todos que me conheciam, diziam) ao meu lado, e essa sim, sempre fez a grande diferença!
E aqui estou. Senhora de mim, embora, agora falem que eu engordei ( para espanto de todos), porque sempre fui magra, apesar de ter tido 3 filhos...



Mas, mesmo achando chato que comentem dos meus quilinhos a mais, não me deixo entristecer. Como disse antes, o conhecimento que traz a sabedoria e inteligência, me faz forte; Estou sempre aprendendo e superando assim, qualquer comentário que me possam fazer...





Compreensão: Há essa palavra e sentimento, graças à Deus! E dessa forma, faz com que a pessoa se ponha no lugar daquele que passa pelo processo da rejeição...
É uma epifania realmente.
E depois disso, se abre a mente.






********

Valter Félix:


Dinâmica:
Aceitação, Rejeição, e Compreensão.
Voltado para o Espiritual, Emocional ou Sentimental.

Venho de uma infância palpérrima, de passar muitas necessidades de muitas formas.
Conheci bem a rejeição, e minha aceitação e consequentemente, a compreensão até forçada.
Mas, hoje esse tipo de condição não me afeta mais, quando amadurecemos de maneira espiritual, passamos a entender as provas que a Vida nos impõe; Ou algumas pessoas se veem de maneira a se sobrepor sobre mim ou (outras) pessoas, como obstáculos à se transpor.
E como diz o querido Divaldo Franco:
"Se alguém tem um problema contra você, o problema é dele, agora se você tem um problema contra alguém, o problema é seu."
Sigo a risca isso hoje, portanto, eu procuro ser alguém que lida bem, com paciência, e procurando harmonizar meu cotidiano em relação à tudo e todos.
Gratidão pela oportunidade!


********


Mônica Miguez:


Interessante esta  dinâmica.
Fui rejeitada, de certa forma, pelos meus irmãos do 1° casamento de minha mãe.
Até hoje, apesar de lidar melhor com isto, ainda tenho uma pontinha de ressentimento.
Mas, com o amadurecimento vi que elas também haviam sido.
Hoje nos damos bem, e uma delas se tornou uma de minhas melhores amigas.
O amadurecimento nos ajuda a entender e compreender que não somos aceitos por todos e que também não aceitamos a todos.
Mas, o ponto chave é respeitar a opinião do próximo mesmo que não nos seja confortável.


********


Simone Leite:

Rejeição

Palavra triste até no escrever, no pronunciar...
Uma palavra que fere profundamente,e que deixa até a alma doente.
Sim, infelizmente sei bem o que significa essa palavrinha aí:
Sofro na pele a rejeição de uma sociedade doente, uma sociedade que procura ver a pessoa somente o lado exterior... E assim, esquecendo de olhar o interior dessa pessoa!

Gente que hoje se apegam ao bem material e esquecem que a verdadeira essência, se encontra dentro de cada um!
Hoje tenho 36 anos, e sofro na pele a rejeição, por carregar comigo uma doença que adquiri, ao fazer o tratamento de uma outra doença.
Nos meus 26 anos de idade  me tornei uma pessoa "gorda" e isso foi só se agravando...
Bem, com o passar dos dias, hoje sou obesa nível III, e na minha cidade, as pessoas não  me aceitam da forma que sou.
Fui excluída da sociedade, do convívio daqueles que um dia eu pensei serem amigos...
Vivo hoje, de casa para o serviço. Não sou exagerada para nada, nem mesmo para os encontros da família,(a do meu pai, pois, a família da minha mãe, conheço pouquíssimos ) quando me convidavam  para algo lá, eu era motivo de admiração de comentários desagradáveis, do tipo:

"Você nunca mais vai casar novamente, pois, homem não gosta de mulher gorda."
Ou: "Meu Deus, como você era linda, e ficou tão feia!"
Ainda mais: "Sabe o que é bom nessa tua gordura? Você pode vir a ser um ponto de referência!"

Se tinha danças nas festinhas que eu ia,ninguém queria dançar comigo.
Hoje tenho poucos que me tratam normal, dá para contar nos dedos.

Tento ser alegre com esses poucos, com meus filhos, porém, por mais que eu tente não me importar, por mais que eu tente fingir que tá tudo, bem lá no fundo, não está.  Dentro do meu eu, a minha alma, há um ser que clama por socorro, amor, carinho e atenção.
 
Eu nunca pedi muito, eu só queria ser vista e ser aceita nessa minha pequena cidade, como uma pessoa normal, sem limitações, sem rejeição.
Hoje tento de todas as formas, a voltar ao meu corpo normal, porém, obtive pouco sucesso:
Vivo uma constante luta, me limito de tudo, além de me limitar com a sociedade; Mas, em meio a tantas coisas tristes, Deus me deu uma pessoa, que vendo minha angústia, minha força de vontade, me pegou pela mão, e me levou a uma cidade longe da minha, e me incluiu num programa para obesos... Lá já passei por trê3s longos anos de tratamento, onde perdi pouco peso, e fui encaminhada para cirurgia, devido a obesidade ter atingido outros pontos em meu corpo... Sim, tenho toda uma equipe que me acompanha e me dá ótimas instruções.

Porém, a mensagem que quero aqui deixar, é a seguinte:
Não nos deixemos levar por aparências, pois, elas secam e murcham, assim como as folhas e flores!
Já o caráter, a bondade, o bom coração, eles só se renovam com o passar dos anos, e para melhor é claro!
Nunca devemos rejeitar ninguém, pois, rejeição dói demais! Ela torna a pessoa triste, insegura, sem contar que faz a pessoa sangrar por dentro, e soltar lágrimas nos seus olhos.
                                                                     Simone Leite


********


JDavi Miguez:


Dinâmica de julho

Aceitação, Rejeição e Compreensão. 
Voltado para o Espiritual, emocional ou Sentimental.

E se você não fosse aceito ou compreendido, em um grupo, local ou até família?
Como se sentiria?

*Se a pessoa tiver " couro duro",  ela simplesmente esquece o afronte e dará um "gelo"...
Tocando sua vida numa boa.

*Se a pessoa tiver espirito leve, releva, pois, em seu pensamento ela acha que a outra precisa de sua ajuda para se equilibrar emocionalmente, e insiste, mesmos sendo sempre maltratada."
(compreensão)

Rejeição é sentimento que traz tristeza...
Como lidar com essas emoções que excluem?

*Olha, eu não lembro de uma situação dessa em minha caminhada, mas, para quem passou, passa ou vier a passar, eu acredito que a melhor coisa a fazer, é esquecer e continuar sua caminhada, em vez de ficar remoendo o fato.

Até que ponto isso tem importância para você?
*Como sou mais realista do que a maioria da pessoas, não dou muita importância."

Diga-me agora se todas essas sensações, te fariam sofrer...
Não.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário