terça-feira, 7 de outubro de 2014

Sandra Sílvia: A Menina Dos "Esses"

Marcel Marlier (1930, Belgian)

Sandra Sílvia  fora alfabetizada muito cedo. Aprendera o gosto pelos livros com a mãe: D. Magna Matilde.

Um dia, questionada pelas coleguinhas da escola, por que tinha nome duplo e com dois 'esses' de inicial, ela respondeu sem muito pensar:
" Não sei bem, acho que minha mãe gostava dos dois nomes e resolveu colocar quando nasci..."

Voltou a brincar no pátio distraída. O sinal bateu e o recreio acabou. Voltando à sala de aula, a professora  da classe, chamou-a  ao quadro:
" Sandra Sílvia por favor, aqui na frente! Responda às questões no quadro."

Ela se levantou e respondeu tudo de maneira correta, ganhando um "Muito bem" da mestra.
No fim da aula uma de suas amiguinhas disse-lhe ao sair:
" Acho que isso de ter dois nomes dá certo: Você é bem inteligente. Vai que sua mãe sabia que daria sorte isso..."
E Sandra respondeu:
" Bem, minha mãe também tem dois nomes próprios, talvez seja verdade..."

Ao chegar em casa, a menina correu ao quarto para rever seu cachorrinho Bobby. Acariciou-o, e ele logo se pôs ao seu lado em mais uma leitura de contos de fadas...
Sua mãe entrou sem a menina perceber, tão entretida que estava! Então disse-lhe:
" Sandra Sílvia, como foi seu dia na escola, filha? Não veio falar comigo, correu para o quarto! "

A menina voltando-se para olhar a mãe respondeu:
" Muito bem, mamãe. Acertei todo o dever que a professora passou no quadro! Sabe mãezinha, acho que ter nome duplo me ajuda muito...dá sorte!

A mãe sentou na beira da cama, olhou para a filha e disse meio que sem jeito:
" Não minha doce menina. O que nos dá inteligência  e cultura, são os livros, não os nomes...
O meu é bem feio: Magna Matilde... Meus pais deveriam estar loucos, quando colocaram esse nome em mim! O engraçado é que eu também fiz isso: Colocando o seu, com duas iniciais iguais!"

Sandrinha então, sussurrou ao ouvido da mãe:
 "Mãezinha começa com "eme", como o seu nome.  Para mim, a melhor de todas; que também é com M!

A mãe beijou a testinha da filha emocionada. Foi até a porta, já saindo... Entretanto, parou e falou como se contasse um segredo, assim como Sandrinha fez antes ao seu ouvido:

Você, meu docinho, é a minha menina dos dois "esses": Sincera e sensível...

Fátima Abreu

Esse conto faz parte do meu livro:
FATUQUINHA 
PARA PEQUENOS
http://www.clubedeautores.com.br/book/165464--Fatuquinha#.VDRtk1cmUos 

Dê no dia das crianças esse presente para as crianças e jovens de sua família!
É um livro na verdade de 8 a 80 anos: contos de fadas, humor, fábulas, prosas poéticas, tudo com uma lição de vida e positiva nas entrelinhas... Confira clicando no link, visualizando algumas página no site do CDA.
O pagamento é facilitado em 12 x nos cartões ( as bandeiras estão embaixo da página no site)
e boleto bancário, outra boa opção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário