sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O QUE É O TRABALHO?

Trabalho:

Definição de trabalho

Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.

O trabalho na vida do homem 
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

Diferença entre trabalho e emprego 
Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.

Fonte:  http://www.suapesquisa.com/o_que_e/trabalho.htm

Vamos às minhas considerações:

Ontem vi algo na TV, que incomodou-me tremendamente:
 A cena de um filme brasileiro onde o homem que trabalhava na rua tocando seu instrumento, era erroneamente acusado de "vagabundo", por outro, que passava no local.
O artista estava no meio da calçada, TRABALHANDO com aquilo que sabia  fazer e muito bem:
Cantar e tocar.
Havia um chapéu para recolher algum dinheiro que colocassem ali... Lá fora isso é considerado Trabalho e  sério! Toda forma de Arte é acolhida como  maior expressão íntima do ser humano, valendo cada centavo ali colocado.
Já nesse país onde ninguém dá valor aos seus, isso é chamado de: FALTA DO QUE FAZER.
Se a pessoa que estava tocando fosse um ator ou atriz que está em todas as mídias, ninguém lhe chamaria de vagabundo(a).
 Mas sendo apenas um mero cidadão, a coisa muda de figura... Esse é o país em que vivemos.
Quando eu era pequena comerciante, era vista como apenas mais uma dona de casa que tinha seu negócio
(o preconceito é tanto com o trabalho informal, ainda mais no subúrbio, que a loja unida à  lanchonete que eu tinha, era chamada de " Barraca do Double"). Barraca? Sim, chamavam assim uma loja onde se encontrava de tudo, de mantimentos e lanches, até artigos para presentes e brinquedos!
Se fosse na zona sul, ou pertencesse à alguém de dinheiro, nunca seria chamada dessa forma...

Trabalhar, minha gente, eu entendo como toda forma de se ganhar dinheiro honestamente!
Eu trabalho: FAÇO LIVROS, SOU AUTORA INDEPENDENTE.
Não tenho um emprego como redatora final, roteirista, etc . Mas, trabalho! Com dores e tudo mais...
E quem ousar a me dizer o contrário, vai levar com certeza,uma resposta sutil mas bem entendida...
Arte é trabalho! Literatura é Arte, assim como meu atual companheiro, que faz Arte com móveis usados: Transformando-os em objetos novos e diferentes, do que foram antes:












Eu e minha escrita, ele e sua Arte de reciclar móveis usados, trabalhamos!
Agora, se somos menos importantes que você, que tem um carteira assinada, isso eu não posso garantir!
Se uma pessoa sai  bem cedinho para vender doces e salgados, ela está trabalhando; e não menos que alguém em um escritório! Diria até mais!
Faça chuva ou sol, o agricultor trabalha para ganhar o sustento da família e muitos outros trabalhadores em seus ofícios!
Nunca use de preconceito com um ambulante, artista de rua, artesão, autora independente ou qualquer um que não esteja empregado. Emprego te dá garantias, mas não faz de você, melhor do que outras pessoas trabalhadoras...

Fátima Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário