domingo, 4 de agosto de 2013

ARTIGO: BENEFÍCIO E MALEFÍCIO DA TECNOLOGIA

O BENEFÍCIO

O engraçado é como a tecnologia mudou a vida das pessoas.
A geração que nasce e aqueles jovens que já nasceram com Internet fazendo parte desse mundo, não entendem como nós que viemos antes de tudo isso, pudemos viver em um planeta sem essa tecnologia por tanto tempo.
Faz-se compras, leem-se livros online, estuda-se em cursos, baixam-se filmes, músicas e seriados, compartilham seus momentos nas redes sociais, marcam viagens, faz-se transações financeiras, tiram-se dúvidas e pesquisam na web, através de seus motores de busca... Enfim, são inúmeras coisas!

Minha filha caçula, tempos atrás, me perguntou o que eu fazia para passar as horas vagas quando era adolescente como ela.
Eu disse que lia muito, escrevia muito, pintava em tecidos, telas, estátuas de gesso, desenhava bastante, ouvia música e assistia TV.
Isso, quando não estava reunida com outras pessoas conversando e principalmente: ouvindo as histórias dos mais velhos. Isso sempre me interessou.

Aprendemos tantas coisas com as gerações passadas!
É o tal legado que falo em meus textos, em contos ou poesias.
Mesmo não tendo estado presente na época em que se passam essas histórias que me contavam, eu as absorvia e me transportava para lá...
Daí vinha a minha vontade de escrever sobre épocas que não vivi.

Na sexta feira, uma pessoa que conheci através da web, Rê Souza (por outra pessoa em comum) e que agora está resenhando o meu livro, "Um Conto de Areia & Mar", me disse por um e-mail:

 "Seu livro deixa um quê de romantismo e nostalgia na gente, suave com um tipo de paz que não sei explicar,acho que as palavras juntando com sua escrita nos deixa essa sensação.
Estou amando!"

Esse é o sentimento que desejo passar!
Apesar de ter vivido e gostado da época em que a tecnologia não existia e as pessoas interagiam muito mais, tenho que ao mesmo tempo, admitir e agradecer que ela esteja presente na minha vida atual.

Dessa forma, com a globalização que ela nos expõe, levo meus textos ao resto do mundo:
Eu, uma pessoa simples que escreve, passa a ser lida em várias línguas (meu blog tem tradutor) e saio do anonimato que por anos estive...

Levo meus pensamentos, minhas ideias, meus contos e poesias a quem se disponha a ler.
E aqui está o resultado disso:

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
68246
Estados Unidos
15886
Portugal
7652
Rússia
3329
Alemanha
1491
França
271
Ucrânia
164
Reino Unido
101
Angola
90
Japão
73


Porém, toda moeda tem 2 lados...

O MALEFÍCIO

Faz com que mais jovens fiquem na frente da tela, ociosos.
Comem mal, muitas vezes passando das horas das refeições e geralmente em frente do computador, comem bobagens que só fazem engordar e aumentar o colesterol e a glicose no organismo.
Ficam dependentes de opiniões pré formadas pelas redes sociais.
Tornam-se introspectivos, pois passam mais horas digitando do que falando.
Tem mais acessibilidade à sites que deveriam evitar, podendo numa mente fraca, gerar futuro delinquente.

De maneira geral:
Perdem-se contas, tem-se fraudes e corre-se o risco de um invasor entrar no sistema do seu computador, enviar um vírus que destrua seu HD e roube todos os dados da memória. Além de publicar arquivos que a pessoa desejaria, nunca fossem vistos por ninguém, como fotos comprometedoras.
A 'bisbilhotice' da vida alheia, ficou mais fácil.
Eu já fu vítima de um golpe de Internet (financeiro), que deixou sequelas na minha vida, pelo menos por dois anos.
Sendo assim, cuidado!
Ontem meu rastreador do pc, descobriu mais de 18 invasores...

Fátima Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário