sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Amaranda Renasceu

Essa é uma história verídica. Apenas contada por mim, na forma de mini conto autorizado pela protagonista, uma senhora de seus 80 e poucos anos...


Interior da Bahia. Uma família, onde o pai era evangélico, o que naqueles tempos, chamavam de "crente". Batizava-se as pessoas somente depois de já adultos, nessa religião.
No costume daquela época ( na primeira metade do século XX ), colocava-se nomes parecidos em seus filhos e filhas, geralmente com mesma inicial.
 Era o caso das filhas desse senhor. Amaranda, a mais velha morreu cedo.
Amanda e a outra irmã ficaram.
Um dia, o cartório da pequena cidade pegou fogo e todos os papéis com ele...
Isso se deu porque  a esposa do dono do cartório, descobriu que ele a traía e que muitos já sabiam disso. Ela então resolvida a dar uma lição que ele nunca esquecesse, ateou fogo dentro e fora do cartório.

Os habitantes do lugar tiveram que refazer as certidões de nascimento, etc.
O pai deu entrada nas papeladas das filhas. Mas o escrivão que não deveria estar em seus melhores dias, fez confusão, e ressuscitou Amaranda, deixando Amanda como a morta da família.
Desse dia então, a filha nascida Amanda, tornara-se Amaranda.
Passaram a chamá-la pelo nome da falecida. Ninguém lembrava que ela  um dia fora Amanda.
Com o tempo, ela se casou, teve seus filhos, aos quais juntaram-se aos que seu marido já trazia do primeiro casamento. Uma nova família iniciou e a nova 'Amaranda', agora já era chamada apenas de Mara. Rendeu frutos como ela mesma me disse certa vez: muitos netos, alguns bisnetos e os 'agregados', pessoas que como eu, surgiram nessa família quase que por acaso:  Ela era parente de meu primeiro (falecido) marido, porque era prima do pai dele, consequentemente dele, em segundo grau, o que só se foi descobrir isso aqui no Rio de Janeiro, além de ser avó de meu genro, que casou-se com  a minha 'filha do meio', mas essa é uma outra história...

FÁTIMA ABREU

2 comentários:

  1. Que linda história! Existem eventos verdadeiramente estranhos que parecem mudar o rumo de uma vida inteira. Lindamente contando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA PELA LEITURA, AMIGA. SIM, NA VIDA UM FATO PODE MUDAR A VIDA DE VÁRIAS PESSOAS DIFERENTES... UM ABRAÇO DAQUI.

      Excluir