domingo, 23 de setembro de 2018

DINÂMICA: Detox de Celular e Internet



Nossa dinâmica deste fim de semana, é sobre o desligamento temporário do smartphone e consequentemente da Internet também.

O que você faria se tivesse que ficar sem seu celular/Internet, durante um Detox de 5 dias?
Qual seria seu meio de se distrair?





********


Eu, Fátima Abreu:

Para mim nunca foi difícil fazer um Detox desse tipo. Nunca fui viciada em tecnologia como muitas pessoas são.
Certa vez, fiquei 4 meses sem TV, rádio, internet (não tinha PC porque havia vendido).
Foi por motivo de uma de minhas mudanças de cidade.
Nos primeiros dias sem sinal de rádio (não pegava estação nenhuma no local), eu fiquei desolada. Pois, desde a mais tenra idade, sempre ouvira rádio todos os dias...
A TV a cabo fazia falta, mas, no meu caso, nem tanto. Não tínhamos feito contrato com nenhuma operadora ainda, por falta de dinheiro sobrando no orçamento familiar.
Resultado: Naquele local, TV aberta só pegava para quem tinha antena de UHF, ou parabólica; E isso não tínhamos, pois, estávamos recém chegados do Rio, onde isso era dispensável: Nossas TVs eram de duas antenas acopladas nos aparelhos...
A internet naquela época, não ocupava o ciberespaço nos celulares. Eles eram feitos para falar e receber mensagens somente.

Eu sobrevivi a esses quatro meses, e de novo, se fosse preciso.

Há 3 anos vivo sem TV. Tenho a companhia do rádio e da Internet, já é suficiente.
Mas, repito: Viveria sem smartphone, caso precisasse; O único problema que vejo nos dias de hoje, numa situação dessa de desligamento, seria pelo whatsapp: Através desse aplicativo, falo com família e amigos mais chegados.
Teria sem dúvida, problemas de comunicação em tempo real.
Todavia, tem o recurso de uma ligação telefônica... Caso fosse para fazer o tal Detox de 5 dias, falaria antes, com todos com quem me importo, deixando claro que depois desse prazo tudo voltaria ao normal e que poderia se conectar novamente comigo.


Quanto ao meio de me distrair, seria bem fácil: Ler e escrever muitos livros. Criar novas receitas na cozinha. Fazer amor. 😊 Desenhar, pintar, artesanato... Passear, principalmente praia. 😉

********

Maria Fernanda (Nandinha):


[13:11, 23/9/2018] Nandinha: Oi mãe Fattú , vou tentar contar minha rotina por aqui mesmo:

 ... Como eu amo sexta-feira vou começar por ela.
Na sexta dia 21/09 trabalhei até às 15:30 hs e fui ao banco, depois hidratação de cabelo e unhas; Faço isso toda sexta.
A noite fui jantar com amigos, cheguei em casa por volta da 1:30, em seguida, banho e cama.
Meu celular desperta as 8:00 hs, e fui fazer uma palestra em Tietê, em uma academia voltei às 11:00 hs, e já entrei numa carreata do meu candidato... Isso terminou por volta das 13:00 hs, fui almoçar com um casal de sobrinhos que estavam também na carreata.
Chegando do almoço, fui vacinar meu cachorro a pé, para aproveitar o passeio.

No final da tarde, lavei minhas roupas e recebi uma amiga para um café (e mais cerveja), a noite de sábado prefiro não sair; A não ser que seja algo realmente importante. Sábado que vem tenho churrasco no sitio para ir.
Banho, cama, e uma olhadinha rápida nas notícias pelo celular (preguiça de responder WhatsApp daquelas pessoas que fazem questão de dar bom dia, boa tarde e boa noite, todas com selfie (não sei para que serve isso) deve ser coisa do ego mesmo.

Dormi e nem vi TV.
Domingo meu alarme é as 9:00 hs, então segue-se banho, café e feira (que fica do lado de minha casa), lá encontro todo mundo e converso um pouco com cada um; Depois ligo para minha irmã para saber o que precisa levar para o almoço: E às vezes é na chácara, e às vezes, aqui na casa dela mesmo, mas, sempre almoçamos com a família.
Neste momento estou na sala com muita gente falando ao mesmo tempo 😂, vamos almoçar e eu vou dar uma passada no escritório, por  umas duas horas mais ou menos... Faço isso aos sábados ou aos domingos, mas, tenho que fazer.
Passo pela praça cultural: Tem uma cafeteria que não perco por nada e vou para casa.
Vou fazer o jantar e algumas marmitas para facilitar durante a semana, quando vou para a cama, ligo a TV, pego o livro que estiver lendo, uma garrafinha de água e o Cell... Aí então, dou uma olhadinha em tudo, embora já estou caindo de sono...
Durante a semana acordo às 06:30 e preciso de dois aparelhos para me acordar, ou caso um falhe, o outro me acorda!
Vou trabalhar e volto lá pelas 17 ou 18 horas, e terças e quintas faço inspeção em duas filiais em outras cidades ( também nas terças e quintas, de noite, tenho compromisso com Evangelho.
Segunda e quinta geralmente passo roupas e dou uma arrumada na casa; Tem uma moça que me ajuda a cada 15 dias.
Bem, e aí já é sexta feira de novo 💕.
Essa é minha rotina básica, fora os imprevistos, telefonemas importantes, coisas para resolver na secretaria e etc.
Como vê não tenho muito tempo para Redes Sociais.
A época que fiquei mais tempo online, não foi para namorar, prefiro fazer isso de outras formas... Mas, ficava mais tempo sim nas Redes, durante as investigações sobre tráfico de crianças, drogas e medicamentos, e sim, já fui isca para pegar muitos pedófilos nas redes... Então, em junho de 2018, concluí tudo que estava pendente nesse caso, agora nada mais me prende.
Claro que gosto de poesias, vídeos, filmes e músicas, porém está difícil a comunicação, visto que cada um quer falar mais alto e muitas vezes quer apenas agredir, dificultar ou julgar as pessoas.
Prefiro apenas dar uma olhada.
Não faço mais vídeos para o canal da minha empresa, logo, a Internet para mim ficou em torno do meu trabalho (quando realmente for necessário ou para enviar emails para outros ligados ao trabalho).
Sou bem feliz assim.
Há muito tempo atrás, quando ainda era novidade, realmente era prazeroso fazer amizades, trocar número de Cell e realmente ligar para as pessoas...
Eu tinha um número Tim que era 0,25 centavos por ligação, e você podia falar a noite toda sem cair a ligação... Ahh isso era bom! Mas, com tanta novidades e a maioria são novidades negativas, não tenho mesmo tanto interesse na rede e nem tempo.
Tento seguir a tecnologia por questões de trabalho, contudo, ficaria muito mais que cinco dias de Detox de Internet sem problema algum: Pois, a cada noite que faço minhas orações, percebo que o dia é pouco para tanto que eu queria fazer, e sou grata em tudo e por tudo.
Deus foi maravilhoso quando me deu o benefício de ponderação.
💕🙏🏼💕🙏🏼


********

Ângela Nuno:

[19:57, 23/9/2018] DINÂMICA:
DETOX DE CELULAR E NET
Nossa!
O que eu faria cinco dias sem celular e net?
😱😱😱😱😱😱😱
Vivo e fico muito bem.
😁😁😁😁😁😁😁
Não sou nem um pouco pseudo dependente de celular e net.
Tenho uma vida intensa e meu SLOGAN é:
Há tanta vida lá fora....☉
Vivo muito bem e confesso, nem sinto falta.
Enfim, cada um vive como quer e gosta.




********


Lílian Furtado:


O que eu faria sem celular e sem internet cinco dias?
Complicado, porque dependo diariamente da Internet para o meu trabalho, mas, creio que sobreviveria muito bem.
Acho que tiraria umas férias em algum lugar bem isolado na praia ou no campo.
Iria curtir a natureza, os animais e visitaria amigos que só vejo e conheço do mundo virtual.
Leria muitos livros e assistiria muitas séries e filmes. Enfim há uma infinidade de maneiras de se distrair sem celular e sem Internet.
É só lembrar como vivíamos bem e felizes antes deles.
O celular é a Internet nos roubam horas preciosas da vida real. Porém, o tempo não volta atrás.
E nem os momentos com as pessoas que amamos se repetem.
Usemos ambos com sabedoria e moderação.


********


Delonir Cavalheiro:

5 dias sem celular.

O que eu faria?
Fácil, viveria a vida de boa. Atualmente uso Cel por conta do meu trabalho, visto que sou o comprador da minha empresa.
Mas, é um saco. Na minha folga, ele toca das sete da manhã às 20 hs, e não posso desligar para não perder alguma excelente oportunidade de negócio.
Então, 5 dias sem celular: Seriam dias de ver filmes, passear, ver a natureza, principalmente ver e curtir a natureza.
Amo o canto dos pássaros, observá los em seu habitat, escrever, ler e ver meus filmes e séries favoritos.
5 dias sem celular seriam 5 dias de descanso.

********


Valter Félix:


Olá Pessoal !

Detox- 5 dias sem celular e internet...
Ótima pedida:

Sou muito intenso em tudo, e confesso que me maravilhei com a tecnologia, utilizava muito a Internet e o celular, eles se tornaram uma extensão da minha vida:
Em um momento crucial, após problemas de saúde, onde meu pai infartou e 3 dias depois a minha mãe.
Foi uma loucura total, porém, percebi o valor da vida e meu empenho em ajudá-los.
Gastei tudo que tinha, precisei recorrer até a amigos por empréstimos.
Mas, com a graça de Deus, muitos estenderam as mãos me ajudaram.
E mudei meus hábitos!
Quando precisei, fiz o que pude pela família e faço ainda hoje, e por amigos se preciso for; E meu termômetro é o celular whatsApp; O facebook abandonei por ver pessoas desmedidas em ataques, ofensas querendo impor seus pensamentos sem respeitar qualquer um, tentando fazer valer a sua vontade. E por muitas das vezes, ser difícil digerir... E isso pouco me oferecer, então, não entro mais.
Sendo assim, quando quero, me ausento das redes sociais sem problemas maiores.
Mas gosto de deixar um bom dia e um boa noite!
Os jovens de hoje podem ter uma dificuldade maior, devido terem chegado na era da informática... Contudo, nós sabemos o valor de uma boa conversa face a face, de uma boa folheada em páginas de um bom livro, ou até mesmo de sentar à sombra de uma árvore frondosa, e apreciar a paisagem.
Eu amo fazer amizades, conversar com pessoas, puxar assunto, rs.
E na Internet, uma curtida já quer dizer que quer alguma coisa, rs...
Vivo a vida!
E desejo que cada um também possa viver...










Um comentário:

  1. De certa forma estamos gritando no escuro por termos tanta claridade nos roubando horas de vida ! Bora Detox de internet pessoal ...

    ResponderExcluir