segunda-feira, 27 de maio de 2013

CAPT 4: A Verdade Dói, Emagrece e Muda Tudo

CONT DO CAPT ANTERIOR: O Jogo Que destrói Todo 'Jogo'

 


A Verdade Dói, Emagrece e Muda Tudo

Um conhecido de Eliane e Josué, foi se consultar na antiga clínica que antes ele era dono majoritário, pensando encontrá-lo por lá, trabalhando ainda. Nesse dia, foi para lá também que Josué correu com a nova mulher, Graça, para ter a criança. Ao saber do corre corre, esse homem perguntou para uma das enfermeiras, porque Josué estava correndo dentro da clínica, nervoso daquele jeito. A enfermeira respondeu simplesmente:
_ Ora senhor, ele está assim porque sua mulher vai ter o bebê!
_ Bebê? Não sabia que Eliane estava grávida!
_ D. Eliane, não. A nova mulher dele, a D. Graça.
_ Ah, sim... Então essa D. Graça é a nova mulher dele? Não sabia. De qualquer jeito, obrigado pela informação, vou felicitá-lo assim que  a criança nascer...
_ Está em trabalho de parto avançado, acho que em meia hora esse bebê vem ao mundo... Agora com licença, tenho muito que fazer aqui.

O homem fez que sim com a cabeça e afastou-se da enfermeira. Ao ficar de frente com Josué, (que levou um susto ao encontrá-lo por ali) fez-se de desentendido.
 Josué tentou não demonstrar nervosismo. Mas já era tarde: A enfermeira voltou dizendo que sua filha havia nascido. Estava bem e a mãe também.
Josué olhou sem jeito para o conhecido e pediu por sigilo, para não magoar Eliane.

Eliane para aquele homem, era quase como família, pois seu irmão era compadre dela: Havia batizado Ademir, seu segundo filho. As relações entre as duas famílias estreitar-se com esse batizado. 
Sendo assim, ele aceitou ficar calado. Porém, contou para sua mãe, (era comadre de Eliane, madrinha de Ademir) que contou para alguém que também levou a notícia para Elaine, que finalmente contou para sua irmã enganada, Eliane. Nesse "disse me disse", a verdade chegou enfim!

Doída, chorosa, humilhada, fraca e magra, assim ficara por meses Eliane... Mas ela não se dava por entendida quando ele aparecia em Irajá: Fingia que de nada sabia. Acho até, que ela fazia isso para si mesma, para aguentar, pois quando falava das viagens e de antes, em Niterói, era com muita satisfação. 
E sobre Josué, como se realmente  tivessem sido felizes e que nada abalara isso.
Queria manter as aparências de qualquer jeito, para "não dar o gostinho" aos vizinhos e até que seus filhos terminassem os estudos pelo menos até o colegial...  Depois disso, seriam homens para  entender tudo.

Elaine não aceitava essa passividade de sua irmã e fica revoltada com essa atitude, embora nada pudesse fazer se não aconselhar... Nada adiantava. Essa situação realmente ficou até Adilson se casar (2 anos depois que saiu do Exército) e seu irmão, Ademir, começar à trabalhar como caixa em um banco.
Um dia, Adilson pressionou o pai, numa dessas idas de fim de semana ao Irajá. Mesmo estando já casado e com 2 filhinhos também, queria que essa situação estranha do pai com a mãe, fosse resolvida. 
Que a verdade sobre todos aqueles anos, viesse à tona.
Sendo assim, soube que Josué tinha outra família, além deles e de Betina(do casamento com Eliseth). 
Seus outros 'meio irmãos', eram Joyce e Ivan, que veio 4 anos depois da irmã.
Josué tinha ao todo, 5 filhos. Diziam na Bahia, que ele tinha filhos espalhados por lá também:  Todas as vezes que ele ia até lá, "matar as saudades" da terra e de seus parentes, fazia suas andanças nos braços de outras mulheres...

De qualquer jeito, foi o fim da farsa de Josué com Eliane:  Ao ouvir pela boca do filho mais velho, tudo que o pai relatara , de como vivia em Niterói e a outra família, Eliane ficou possessa.
Mas, Adilson nunca fora o filho querido, pelo contrário: Eliane desde o início preferira o caçula e isso era nítido. Pensando ter feito um favor à mãe, ele a deixou com mais raiva ainda! Era como se ele houvesse revelado seu segredo e não o de Josué! 

Vai se entender a mente humana...
(continua)

Fátima Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário