domingo, 12 de abril de 2015

10 DICAS PARA A MEMÓRIA

Bem, acho que os amigos e leitores do meu blog, já sabem do meu problema de lapsos de memória.
Andei pesquisando e fiz esse texto, porque há pessoas com problemas de memória por motivos diferentes:
* estresse
* problemas neurológicos
* uso contínuo de remédios antidepressivos ou calmantes tarja preta
* herança familiar
* falta de fósforo na alimentação
* fadiga mental

Existem alguns cuidados para diminuir tais episódios de esquecimento ( o chamado " branco" ):

1- Jogos inteligentes de lógica, palavras cruzadas e desafios de raciocínio
2- Fugir do isolamento social. Unir-se a algum grupo, fazer um curso ou simplesmente reunir-se a um conjunto de amigos que tenham interesses em comum para sair, passear, etc...
3- Alimentação correta: Vitamina B12 e fósforo: peixes, carnes, leite e derivados, ovos, etc...
4- Atividades físicas: dança e caminhada são ótimas opções!
5- Foco: Concentrar-se em uma coisa de cada vez.
6- Estratégias básicas: Agenda, quadros de avisos visíveis, lembretes na geladeira, no celular, etc...
7- Relaxamento: Respire fundo, medite um pouquinho todos os dias, ouça música suave, tenha pensamentos positivos.
8- Leitura e escrita sempre:  leia de tudo um pouco, como: revistas, jornais, livros, até gibis! Escreva seus pensamentos, ideias e memórias em um diário ou caderno.
9- Dormir bem: pelo menos 8 horas por noite, seria o ideal.
10- Divertir-se: sair, passear, tirar um tempo para a natureza, as coisas simples da vida, que devem ser apreciadas.

Fátima Abreu

Obs: Acho que é por não fazer alguns desses itens, que o meu problema se agrava...
"Casa de ferreiro, espeto de pau", já diz o ditado...
Ou: " Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço"

Nenhum comentário:

Postar um comentário