sábado, 8 de dezembro de 2018

DESAFIOS DE DUETOS

Maria Fernanda, a minha NANDINHA querida, filha que meu coração escolheu, gosta tanto de poesia quanto eu. De vez em quando, ela me envia trechos dos poetas preferidos  para que eu faça duetos. Aqui no blog tem alguns em postagens mais antigas.
Pedi que ela me desse uns desafios de poesia neste fim de ano.
Aqui estão:

 "Todas as coisas estarão prontas se sua mente assim estiver.”
William Shakespeare

"Claro, pois que se a mente se abre, ela estará pronta para novas sensações, sentimentos, conhecimentos, e tudo que acrescente algo, como  fermento que cresce um bolo."
Fátima Abreu Fatuquinha



[17:41, 8/12/2018] Nandinha:

TEUS OLHOS

Olhos do meu Amor! Infantes loiros
Que trazem os meus presos, endoidados!
Neles deixei, um dia, os meus tesouros:
Meus anéis, minhas rendas, meus brocados.
(Florbela Espanca (Vila Viçosa, 8 de dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de dezembro de 1930)



[17:41, 8/12/2018] Nandinha:

Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.
(Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908)




********


Para Florbela Espanca:

Ah, aquele que eu chamo de meu Amor! A quem deitei serenamente o olhar.
Enviei enigmas para ele desvendar...
Olhos miúdos e gentis os dele.
Eu  encontro ali sim, meu grande tesouro:
Valem mais do que peças de maciço ouro!
Nossos olhares se encontraram e adivinharam tal sensação:
Coisas que brotam, como a lava de um vulcão.

Fátima Abreu Fatuquinha


********

Para Machado de Assis:

Cada qual ama certamente de um jeito, não fosse assim, para que ter um coração batendo no peito?
Cada ser humano tem a capacidade de amar! Mesmo os mais rudes, podem se apaixonar!
Cada um ama da sua maneira. Uns mais, outros menos, mas, que exista o Amor!
Esse que tem 4 letrinhas e faz um bem enorme a quem sente.
Que seria de nós se o Amor não existisse?
Respondo em alto e bom tom:
O mundo seria um caos!
Melhor mesmo que ele esteja nos corações.
Pois, assim nos livra do mal.

Fátima Abreu Fatuquinha








Nenhum comentário:

Postar um comentário