sexta-feira, 29 de maio de 2015

PRATICANDO LOGOSOFIA NO SEU DIA A DIA

                                                            REPUBLICADO

Meu texto:



             Praticando Logosofia Na Sua Vida Diária


Viva sem fingir:
* Vivemos em um mundo que tudo é falsidade. Se conseguir isso, viver sem fingir, já é meio caminho andado! O fingimento só é aceitável, se for para deixar alguém que você gosta, mais tranquilo. Omitir um estado de espírito, para que a outra pessoa não se preocupe, é um fingimento bem intencionado.

Ame sem depender:
* O amor tem essa dependência implícita no sentimento. Mas é tempo de desapegar. Não vivemos para sempre. Hoje quem você ama, está contigo, amanhã quem sabe? Se fechar os olhos, ou mesmo que isso não aconteça, essa pessoa em algum momento da vida, te deixará. Por um motivo, ou por outro...

Isso vale para todos os tipos de amor. Desapegue, deixe ir...
Isso não é ser insensível, é ser realista!
É difícil, mas, necessário. Cheguei nesse estágio de conscientização, já.
Eu não vou durar a vida toda. Quero que meus filhos estejam abertos a isso.
Cada pessoa toma seu rumo na vida. Preparo minha caçula Catarina, que é a única que ainda está comigo, para que ela siga a vida dela, assim que conseguir ingressar numa faculdade e arrumar emprego que dê para se manter.

Escuta sem atacar:
* Seja bom ouvinte: Muitas vezes você estará ajudando muito alguém, se souber apenas escutar, sem julgar, sem opinar. O ser humano fragilizado precisa de um "ombro amigo', não de críticas...

No caso de ser um assunto entre duas pessoas, em defesa de opiniões contrárias, apenas escute primeiro, depois responda o que pensa, sem levantar a voz. Dando argumentos plausíveis que se sustente.

Fale sem ofender: 
* Você pode dar a sua mensagem, sem ofender ninguém. Seja educado.
Mostre que aprendeu bem, a lição que seus pais te deram.
Fale com calma, pausadamente. Mostre equilíbrio.
Dessa forma, mesmo que seja uma crítica, será acolhida. Todo o segredo do sucesso em um diálogo, é o jeito como se fala com as pessoas.


Fátima Abreu


Um comentário: