quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aquele Trechinho do Interior

  Esse monte, eles chamam por lá 'Homem Deitado"

 

 

ESSE É O "TRECHINHO DO INTERIOR" DO POEMA: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/lajedo.htm


 

Aquele Trechinho do Interior...

 

Aquele trechinho do interior, eu relembro...
Quantas matas! Quantas histórias contadas!
E as porteiras, sempre fechadas!

Alguém descia do carro,
Encarregava-se das porteiras.
Era sempre a mesma rotina,
Todas as vezes que saíamos.

Aquele trechinho deixou uma lembrança:
A promessa que ele fez,
De ali, não voltar mais...
E assim foi.

Mas, o trechinho, naquele lugar
Está, e sempre estará...
O banho no pequeno "olho d'água"
Nunca vou esquecer!
Foi um desses dias mágicos
Que fizeram parte do meu viver.

Naquele lugarzinho pequeno,
Alguma coisa tem de especial.
Não sei bem dizer o quê...
Sei que existe uma magia,
Que encanta e se deixa encantar!

De muitos, ouço elogios,
Para aquele lugar.
Em um trechinho, lá no fim do mundo...
Mas, que agora lembro,
Por um mero segundo!

Fátima Abreu

 



Nota: Informações retiradas do site:
 http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/lajedo.htm

  
E. F. Central da Bahia (1883-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1996)
 LAJEDO ALTO
Município de Iaçu, BA
Linha do Sul - km 261,888 (1960) BA-2377
Altitude: 286 m Inauguração: 15.10.1883
Uso atual: abandonada (2012) com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
A ESTAÇÃO: A estação de Lajedo foi aberta pela E. F. Central da Bahia no prolongamento de sua linha principal, em 1883. Mais tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário