quinta-feira, 13 de novembro de 2014

"ENEAGRAMA", VOCÊ CONHECE? Reeditado hj


 O Eneagrama:

 Eneagrama

Em meio a tantas ferramentas para desenvolver pessoas utilizadas no universo corporativo nos dias de hoje, uma vem ganhando muito espaço: o eneagrama. Este sistema consiste em um canal para a busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Ele descreve nove tipos de comportamento (perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, precaução, prazer, poder e paz) e permite que executivos entendam e superem pontos fracos específicos.

A palavra deriva do grego (ennea = nove, grammos = figura) e faz alusão aos nove pontos identificados ao longo da circunferência externa do eneagrama. É um símbolo que existe há mais de cinco mil anos. Não se sabe exatamente de onde veio, mas desde as primeiras civilizações cristãs, na Idade Média e no Oriente, encontram-se vestígios e traços do estudo deste desenho.” A ferramenta é bastante aplicada em equipes. Quando as pessoas compreendem que cada indivíduo tem uma estratégia inconsciente que orienta seus comportamentos e verdades, elas se resolvem automaticamente e dão espaço a um clima maior de respeito”, explica Alexandre Timmers Montandon, coach e escritor do livro A Chave do Universo – As Nove Máscaras e o Eneagrama. Segundo ele, existe uma melhora imediata na qualidade do diálogo e uma maior aceitação ao outro e às suas diferenças, pois é possível compreender conscientemente as intenções que existem por trás das ações, reduzindo os mal-entendidos e falhas de comunicação.
Antes de iniciar um processo de coaching, o eneagrama possibilita um mapeamento da personalidade e das motivações da pessoa e da equipe. Assim o processo fica muito mais poderoso. “O sistema é aplicado para facilitar a compreensão das tendências da personalidade do profissional e depois, quando for aplicar um feedback, por exemplo, vai entender como a personalidade dele afeta na hora de dar e receber esse retorno aos subordinados: quais são os filtros, facilidades e dificuldades. Ou na hora de lidar com conflitos: em que a personalidade dele vai influir, que tipo de conflito vai atrair ou evitar”, conta Nicolai Cursino consultor, treinador e palestrante em desenvolvimento humano e liderança.

Entenda os conceitos

Paz: o tipo que originou todos os outros, segundo a teoria do eneagrama. Para tentar manter uma harmonia, a pessoa tem enorme dificuldade em dizer “não” e as atividades são muito mais priorizadas com base nas atividades dos outros.
Perfeição: internamente, o crítico do profissional para com ele mesmo é muito alto. Ele irá criticar as outras pessoas, mas no fundo, o que está querendo é ajudá-las a atingir a excelência.
Presteza: a pessoa com esta característica cuida tanto dos outros que têm dificuldades de olhar para dentro de si próprio.
Performance: o profissional só acredita que tem valor se tiver sucesso ou se fizer algo produtivo o tempo todo.
Profundidade: um tipo que concentra a maioria da energia no emocional. Tem facilidade com relacionamentos, mas por outro lado tem uma tendência a achar que sempre está faltando alguma coisa.
Privacidade: é o mais racional de todos os tipos. A pessoa com esta característica acredita que se for invadida, os outros irão exigir dela mais do que ela pode oferecer.
Precaução: muitas vezes chamado de pessimista. Sempre imagina o pior, porque pensa que se precaver o pior, estará seguro.
Prazer: o tempo todo quer ter estímulos prazerosos, faz muitas coisas ao mesmo tempo, está sempre alegre e pensa muito rápido. Mas, ao mesmo tempo, executa ações superficialmente.
Poder: fala mais alto, encara os desafios de frente e “compra a briga” dos outros. É incompreendido por ser muito direto e assertivo.


******************************************************

Esse é meu tipo. Estou querendo mudar, mas... Ainda é, com certeza.

Só uma coisa discordo no meu tipo: nunca fui apática, tampouco indolente!

Eneagrama tipo 9 ou Tipo 9 do Eneagrama – Paz

Calmo, paciente e quase sempre favorável, o tipo 9 do Eneagrama tem a tendência de se perder nas agendas, pedidos e demandas das outras pessoas, esquecendo-se do que é fundamental para si próprio. O tipo 9 foge do conflito e tem imensa dificuldade em falar “não”. Busca situações familiares e de conforto, contendo sua energia e sua raiva.
No trabalho, o tipo 9 possui como pontos fortes a regularidade, a adaptabilidade e a capacidade de solucionar conflitos. Por outro lado, pode esquecer-se da sua própria importância, evitar o desconforto e tornar-se teimoso. Desta forma, suas tarefas chaves são traçar prioridades e limites e expressar suas próprias visões.
Fonte: http://mundoeneagrama.org/2010/04/eneatipo-9-ou-tipo-9-do-eneagrama-paz/


*****************************************************************


Fonte: http://mundoeneagrama.org/2013/12/o-eneagrama-nos-relacionamentos/

 Por Lynette Sheppard, da 9points.com

Tradução de Luiz Marcondes*
É possível obter a máxima força do sistema de personalidade do Eneagrama quando o aplicamos aos nossos relacionamentos. A verdadeira compreensão começa quando experimentamos o ponto de vista de outros em nossas vidas, ao sentir como a realidade é para eles. Ao mudar nosso ponto de vista e aprender como nossa própria personalidade percebe o mundo, podemos começar a encontrar maneiras de melhorar significativamente nossos relacionamentos. Estar envolvido em um relacionamento com outro tipo de personalidade é como visitar outra cultura. Para amar e trabalhar bem nessa cultura, precisamos aprender a língua e os costumes. Desse modo, podemos começar a honrar nossas diferenças únicas e celebrar nossa diversidade humana.


Eneagrama nos Relacionamentos:

O que a princípio nos atrai, mais tarde pode causar atritos 

Ponto Um – O Perfeccionista
Sua atenção é voltada para o que é certo ou errado em uma situação (ou em um parceiro); para o que precisa ser melhorado. A vida é melhorar continuamente em direção a um conjunto de elevados padrões internos. 
tipo1
Seu cônjuge, a princípio, pode amar o alto patamar moral e ético, a orientação detalhada, a confiabilidade etc., depois achar o (a) parceiro (a) excessivamente detalhista, julgador e crítico, nunca satisfeito (a). “Não é mais divertido, sempre há algo para ser feito primeiro.” O cônjuge pode sentir que o Um está tentando controlá-lo (a) quando oferece sugestões para seu aprimoramento pessoal.

Ponto Dois – O Solícito ou Doador
Sua atenção é voltada para ajudar outros, dando a eles o que precisam, às vezes antes mesmo que eles saibam que precisam de algo. Ser indispensável. Sentem os sentimentos dos outros com tanta intensidade que podem não conhecer os seus próprios.  Seu cônjuge pode amar a empatia doadora e amorosa do Dois. Sua forte conexão emocional é muito atraente por ser o centro da atenção do Dois. Depois descobrem que pode haver cobranças, algo é esperado mas não há indício do que seja. “Se você me amasse, você saberia”. Porque eu não sei. 
tipo 2a
O Dois também está errado às vezes – seu cônjuge não quer ou precisa daquilo que é dado. Por que você está tentando me consertar? Eu não estou quebrado (a). Ser o centro pode dar sensação de ser algo intrusivo em vez de desejado. 

Ponto Três – O Realizador
Sua atenção é voltada para fazer – para realizar e ser (e parecer) bem-sucedido.  Podem se ajustar a como são percebidos para apresentar a imagem que é necessária. Podem se identificar tanto com sua imagem que seu verdadeiro “eu” se torna desconhecido. 
tipo3
Seu cônjuge pode amar sua dedicação ao trabalho, até mesmo a imagem de bem sucedido, mas pode, mais tarde, se queixar do modo workaholic que está “sempre fazendo alguma coisa, sempre fazendo networking”. Não dedica tempo o bastante ao relacionamento. Além disso, o Três colocará sentimentos em segundo plano, talvez indefinidamente. Sentimentos atrapalham na hora de trabalhar. “Nós passávamos momentos juntos, agora eu raramente o/a vejo”. 

Ponto Quatro – O Romântico Trágico
O que costumamos considerar como a personalidade de Artista. Sua atenção é voltada para o que falta na vida. Algo distante que me fará completo. O que está aqui bem na minha frente não é exatamente isso. Se ao menos… Ao menos… 
tipo4
Emoções profundas são a única verdade autêntica na vida. Dificuldade com a monotonia da vida comum. Intensidade, melancolia agridoce. Seu cônjuge pode ser atraído pela profundidade de sentimento do Quatro, para sua singularidade. Mais tarde pode sentir que o Quatro a (o) rejeita quando chega perto demais e então a (o) deseja quando ele (ela) recua e a (o) corteja. Também pode ter dificuldade com a emotividade do Quatro – pode parecer exagerada ou algo como tocar sempre o mesmo disco. 

Ponto Cinco – O Observador
Sua atenção é voltada para a questão: “O que as pessoas querem de mim?” O quanto será necessário que eu me doe. Tem uma profunda necessidade de privacidade e do seu próprio espaço. Prefere o papel de observador em festas, em grupos – pensa nas coisas cuidadosamente, incluindo sentimentos. 
ti5
Seu cônjuge muitas vezes é atraído por sua autossuficiência e capacidade de se manter distanciado diante do caos. E por sua excepcional habilidade para pensar nas coisas até as últimas consequências. Mais tarde, pode se sentir rejeitado pela necessidade de privacidade e tempo para si por parte do Cinco. Pode se sentir magoado pelo distanciamento e dificuldade em acessar e discutir sentimentos. 

Ponto Seis – O Advogado do Diabo
Sua atenção é voltada para o que é ameaçador ou perigoso no mundo. Este é o Planejador – que planeja para a pior situação futura possível para que não seja pego de surpreso. Pode ser destemido ou estar disposto a confrontar aquilo que é temido ou perigoso. 
tipo 6 (2)
Seu cônjuge é atraído pela lealdade e pelo cuidado que ele dedica ao planejamento. É fascinado pela imaginação do Seis. Mas, mais tarde, pode se magoar quando a atenção ao pior resultado possível se estender ao relacionamento e o Seis procurar pistas para validar essa preparação prévia, muitas vezes ignorando provas do contrário. “Eu sei que você vai me deixar”. Seu negativismo pode ser difícil para o cônjuge. 

Ponto Sete – O Epicurista, O Otimista
Sua atenção é voltada para o que lhe dará prazer no futuro. Costuma manter muitas opções abertas o tempo todo. Ama a diversão. Evita a dor, o desconforto emocional. 
tipo 7
Seu cônjuge, a princípio, é atraído pelo gosto que o Sete tem pela vida e pela aventura. Mas isso pode acabar se desgastando quando o Sete não reconhece as dificuldades ou a dor. O sete é o eterno escapista. Quando as coisas ficam difíceis, os Sete fogem da situação. Também podem ter dificuldade em assumir um compromisso com uma só pessoa, precisando manter muitas opções abertas. Se sentem presos com uma pessoa só. 

Ponto Oito – O Chefe
Sua atenção é voltada para ser forte. É pela força que se sobrevive no mundo. Controlador do ambiente e dos outros às vezes. Pessoas diretas, eles podem ser como um touro em uma loja de porcelana. 
tipo8
Seu cônjuge se sente protegido e seguro pela força do Oito. Pode amar a energia e a vitalidade do Oito. Mas seu controle pode ser difícil de conviver depois de algum tempo. Apresenta impaciência com emoções e sua inabilidade para mostrar vulnerabilidade pode ser difícil para o parceiro. Pode sentir que é alvo de bullying por parte do Oito. 

Ponto Nove – O Pacificador
Sua atenção é voltada para as preferências de outras pessoas em detrimento de sua própria. Mantém a paz dessa maneira. Pessoas muito tranquilas, relaxadas, que nos aceitam do jeito que somos. Podem ver todos os pontos de vista e podem se fundir às nossas preferências.
9
Seu cônjuge se sente totalmente aceito e amado como é. Se sente calmo perto da tranquilidade do Nove. Mas pode se tornar irritado se o Nove não tomar decisões com facilidade, se ele apenas parecer flutuar pela vida, sem levá-la a sério o bastante. O cônjuge poderá se irritar se o parceiro não disser qual sua preferência, se disser “o que você quiser está bom”.
_______________________________
*Texto original extraído do: http://www.9points.com/relationship.htm

*Luiz Marcondes, publicitário e tradutor, já trabalhou para grandes sites de notícias nacionais (G1). Atualmente, é o tradutor no Brasil de uma importante publicação sobre música pop (revista Billboard).
****************************************************
 

A palavra “personalidade” é muito significativa. Ela se origina da palavra grega persona. Persona significa “máscara”. Nos dramas gregos, os atores usavam máscaras, faces falsas. Essas faces falsas eram chamadas personae. E foi dessa palavra que se originou a palavra “personalidade”. Ela é perfeita. Significa que você está agindo com uma face falsa. Ela não é você. Você está se ocultando por trás da face falsa, porque não pode revelar a sua verdadeira face.


 Foto: Quem é você?


 O pequeno texto acima e abaixo e suas  imagens, foram retirados do facebook, na página:

Uma boa oportunidade para compreender a si e às pessoas é durante uma refeição em grupo, principalmente uma como esta, com todos os tipos presentes. Observe a expressão corporal e facial de cada um enquanto avalia o que o personagem diz, a intuição apontará o número da sua máscara.

Um comentário: