terça-feira, 13 de março de 2018

Dinâmica: É O AMOR!

Responda à essas duas perguntas:
O que é na sua concepção o Amor?  
Existe para você, algo maior ou igual a esse sentimento?
Exemplifique.

Veja também aqui:
https://www.significados.com.br/o-significado-do-amor-em-20-imagens/

Resultado de imagem para imagem de amor


JDaviMiguez (convidado) responde:

1- O amor é quando o ser íntimo da pessoa (alma) sai para abraçar à outra. Podendo ser recíproco ou não. Na minha opinião, o amor tem uma escala que vai de um grau baixo, até um muito especial.
2- Acredito que uma amizade sincera e pura (como o amor faz parte) superaria esse sentimento.


Eu, Fátima Abreu (grupos IP e da LUZ)

1- O amor para mim, é um sentimento que nasce sem se sentir. Ele acontece.
Sim, pode vir de uma amizade e ser transformado nesse algo maior.
Amo muitas pessoas como família, sem nunca as ter visto frente a frente: São amigos(as) que escolhi pelo coração e que se tornaram irmãos e irmãs, primos e primas e principalmente filhas.
Além dos 3 filhos que gerei, tenho filhas que o coração escolheu, e essas duas são uma constante em minha vida:
Maria Fernanda Freitas e Naná Aziati. Amo tanto, que é como se eu tivesse gestado essas duas.
Patrícia Herpich, como irmã também, é como se tivéssemos passado a vida inteira juntas, ela me conhece mais que minha família. São amores.

As amizades verdadeiras que tenho na web, superam qualquer amizade que tive no passado, fora dela! Isso é amor! Quando não se vê, mas, se pode contar...
Divina Teixeira e Sílvia Helenna, são outras que poderia citar como irmãs além de Frann Pereira.


HÁ AMORES DE TODOS OS TIPOS:
Dos pais pelos filhos e vice versa, dos outros familiares, dos amigos, pela Natureza e tudo que nela há, e finalmente, talvez o mais falado: Dos amantes!

O amor pode ser incondicional, quando a gente ama e quer o melhor para o outro, independentemente se isso vai ser retornado da mesma forma e intensidade. Sei bem disso...

2- Fiz essa pergunta à uma pessoa: "Há algo maior do que o Amor?" 
A resposta foi: "Por que não ser essa a dinâmica?"

Eu acho que nada, nem aqui, nem nas estrelas, é maior que o AMOR.
Igual talvez, fosse o perdão, pois é tão sublime quanto o Amor.

Sim, o amor pode vir da amizade, mas essa, não será maior do que o sentimento que resulta!
É minha opinião.
O amor é leal, e nem todas as amizades são...
O amor verdadeiro, não decepciona, as amizades podem sim, decepcionar...
O amor é divino, um presente de Deus para todas as criaturas (nesse plano e em outros)!
O AMOR TRANSECENDE À TUDO!
Ele sobrepõe barreiras.
E com sua força, faz o Bem vencer o Mal.


Amor Vem do Verbo Amar

E como seria se esse sentimento não existisse?
Seria o caos!
Pois, o Amor alimenta, fortalece, ensina, cria, perdoa, e principalmente: CURA!
E amando estou, cada vez mais! A quem me ama, e também quem me tem amizade verdadeira.
Esse é meu propósito nessa vida:
Amar e ensinar; Assim me ajudo, e à outros também.
"Pois é dando que se recebe..."
Temos que dar Amor, nesse vai e vém...

Fatuquinha




Nandinha - Maria Fernanda Freitas (grupos IP e da LUZ)

__ Dinâmica: O que é para vc a concepção do Amor?
___Existe para vc , algo igual ou maior a esse sentimento? Exemplifique:
.
1º) A ciência comprovou que não existe frio, e sim a ausência do calor. Logo não existe ódio, e sim, ausência de Amor ...
  Para mim, o Amor se ilustra, se sente, se percebe no ar, mas não se explica.
Então, Amor é tudo aquilo ou aquele, onde não há presença de sentimentos negativos!

2º) Existe igual a esse sentimento,  maior somente Deus!
Para mim: Sem caridade não há salvação!
Ex: Estou na rua, e vejo um morador de rua acompanhado sempre por um cão; Existe amor entre os dois.
E eu tenho condições de dar um lanche; Isso é caridade, porque eu não o amo, mas, tenho compaixão/caridade.
E ele tem gratidão para comigo, e amor pelo cão, dividindo seu pequeno lanche!

Eu poderia ficar ilustrando o amor em várias formas, porém, o vejo sempre assim: Amor/caridade, e se fosse entre um casal apaixonado, seria aquela coisa:
A mulher sempre corta o pão francês de comprido, e passa manteiga na parte de cima para o companheiro, e ambos comem deliciosamente no café da manhã.
Mas, um dia ela resolve fazer o contrário, pensando assim:
"Poxa, eu gosto tanto da parte cima do pão, e no entanto, dou ao meu Querido todas as vezes!"

Então, ela dá a parte de baixo com muita manteiga, e ele, todo feliz diz:
"Querida, eu sempre gostei da parte de baixo do pão, mas, nunca falei para você porque achei que gostasse mais da outra parte!"
Isso é o máximo, em se tratando de amor!
Ah a Vida, é um amor que não se mede  também!




Ângela Nuno (grupo da LUZ)

Amor

Em minha concepção, um dos temas mais lindos e com um elevado grau de complexidade, por ser intenso, profundo, amplo e impossível de ser definido.
Amor é uno. Sendo assim, possuí vida própria e abre um leque de possibilidades.
O Amor está aqui! Nesse exato momento em que tentar defini-lo, já faço um movimento em sua direção: Uma Energia especial é gerada, e vai além dos pensamentos e palavras. 
Creio que o amor começa no Eu.
Amar-me, significa que o meu sentimento para com o outro deve ser o melhor.
Por isso, concentro-me profundamente no amor que transformou, que vai além de todos nós, inimaginável, de um certo homem que um dia esteve aqui e deixou  para  humanidade  uma lição e um caminho que transmuta nossa essência como ser humano: Jesus Cristo!


[09:01, 12/3/2018] Segunda pergunta:

RESP: O Perdão
O gesto de perdoar é difícil, mas quando conseguimos, evoluímos como ser humano.
Pela sua grandeza, aproximo o Perdão do Amor.
*Gastei bastante meus neurônios, viu? 😊



Sílvio César (grupo IP)


1- Para Sílvio, amar é mesmo quando te irritam muito, e você ainda consegue perdoar no dia seguinte...  Exemplificou na brincadeira:
Amor pra mim é o Corinthians, às vezes ele me irrita muito, tira meu sono, mas, gosto dele do mesmo jeito no outro dia 😂

2- Para ele, infelizmente, o ódio é comparado ao amor, pois por serem sentimentos opostos, tem a mesma força.



Naná Aziati (grupo IP)


[19:19, 12/3/2018] Naninha: O amor em minha concepção é o sentimento que nos faz crer no impossível...
O amor é essencial na vida de qualquer pessoa.
Não precisa ser necessariamente por uma pessoa.
Há vários tipos de amores... Mas, é fato de que é bíblico, o amor tudo espera, o amor tudo suporta, o amor não se gaba, o amor é paciente, o amor é bondoso, o amor é generoso...
Amor vai muito além do que os olhos podem ver.
Pois, é algo que só se conhece verdadeiramente quando se é sentido, e entra em todos aqueles aspectos citados acima...
[19:22, 12/3/2018] Naninha: Bom, muitos dizem que perdoar é tão divino quanto amar...
Porém, mesmo assim não acredito que perdão seja maior que o amor.
Até porque, se alguém lhe fez algo que seja necessário perdoar, ou seu amor é maior e você prefere perdoar ou (no caso de ser uma pessoa que você não ame) porque você prefere seguir sua vida sem guardar sentimentos ruins.
Então, é não!
Não acredito que haja sentimento maior que o amor!
Se existir, sinceramente, eu desconheço!




Cida Nuno (grupo da LUZ):



[19:42, 12/3/2018] Cida Nuno

Fatuquinha, falar sobre o Amor possui várias vertentes.
O Amor é um sentimento com uma amplidão infinita.  Sentimento que toca e envolve outros sentimentos.
Grande desafio!  Em minha caminhada, observo que o Amor é maior do que nós e tem vida própria. Não acredito que exista uma definição para o Amor.
Ele está sempre além do que supomos e sentimos.
Está na música, na poesia,  nos encontros,  nas chegadas e partidas, renúncias, aceitações, aqui, lá, em todo lugar...   
"O que é o Amor 
Onde vai dar
Parece não ter fim"
"Por ser exato        
O Amor não
cabe em si             
Por ser encantado  
O Amor revela-se
Por ser Amor
Invade e Fim."

[19:43, 12/3/2018] Cida Nuno
Visto-me de atrevimento e escrevi uma poesia.
Fatuquinha, você sabe como ninguém, misturar as palavras e traduzir os sentimentos por isso, leia, avalie e só coloque no blog se você sentir que vale a pena.
Meu forte não é escrever, mas o atrevimento....😁😁😁😁😁😁😁😁😁

[19:49, 12/3/2018] Cida Nuno:

Amor
Amor que cabe no abraço.
Que vira laço.
Que Acolhe...
Transforma vidas.
Semente,
Que gera vida!
Tornando maior,
Um único ser.
Amor
Da música que toca.
Da poesia que envolve.
Do registro que eterniza.
Amor
Do nascer do sol,
Do brilho das estrelas,
Do barulhinho do mar...
Tocar,
Sentir,
Envolver-se.
Amor que invade,
Que esvai-se...
Que explode
Em profusão de Gestos,
Palavras,
Cores,
Amores.
Amor que vem,
Vai,
Simplesmente Amor...
Cida Nuno

[19:50, 12/3/2018] Cida Nuno
PERGUNTA 2: CARIDADE 
               
Na minha opinião, suponho que a Caridade aproxima-se do Amor.
A caridade sem a espera da recompensa, o nada em troca, possuí um toque especial, chamado Amor.
A Caridade e o Amor na minha opinião, caminham numa linha tênue e fim.


Sílvia Helenna
[21:02, 12/3/2018] Silvia:

Na minha concepção: O Amor é o mais belo sentimento que existe.
O Amor é Sublime, generoso, compreensivo...
 Tudo suporta. Tudo Supera.
O Amor é Doce como Mel; Forte como a Rocha.
Ele é o que mais nos aproxima de DEUS...

[21:04, 12/3/2018] Silvia: Não existe nada que possa se comparar ao AMOR...
Ele é único!



Ana Maria (grupo da LUZ)

RESPONDEU DESSA MANEIRA:
Amor é um sentimento sublime. Infelizmente, muitas vezes o confundimos com sentimento de posse. O amor verdadeiro é incondicional.


Delonir Cavalheiro (grupos IP e da LUZ)

O que é o Amor?

Pergunta difícil.
Cada pessoa tem sua própria visão e definição do amor.

Segundo dicionário
amor

substantivo masculino

forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.

atração baseada no desejo sexual.

p.ext. relação amorosa; caso, namoro.

p.ext. atração sexual natural entre espécies animais.

afeição baseada em admiração, benevolência ou interesses comuns; forte amizade.

p.met. a pessoa ou a coisa amada (tb. us. no pl.).

devoção, adoração.

fig. devoção de uma pessoa ou um grupo de pessoas por um ideal concreto ou abstrato.

p.met. o objeto de tal interesse ou veneração.

demonstração de zelo, de dedicação.

mit divindade que personifica o amor, como Cupido (Eros para os gregos).

mit cada uma das divindades infantis subordinadas a Vênus e a Cupido.


Extrapolando o dicionário:

Amor

Todo sentimento que enleva o indivíduo.

Seja o amor de um homem por uma mulher.

Seja o amor de uma mãe ou um pai pelo seu filho.

Seja o amor entre irmãos,com laços de sangue ou afeto do coração.

Seja o amor que existe entre amigos, seja do mesmo sexo ou não, porque entre amigos de sexo oposto há sim amor sem interesse em conjunção carnal.

Temos o amor pela humanidade, pelo seus semelhantes. A esse amor damos o nome de caridade.
Caridade é o ato de amor puramente altruísta.

Amor é o sentimento que enriquece quem dá e quem recebe.
Eu por exemplo amo pessoas que nunca vi na vida, mas, que fazem parte de mim, e do meu dia a dia.

Se existe um sentimento maior que o Amor?
Nenhum.

Delonir Cavalheiro
Canoas/RS



Byanca Sally (convidada)

Amor

[18:55, 13/3/2018] Byanca:

O amor não se
descreve,
Ele passeia na alma.
E sentimos a sua
presença
Fora do comum.
Amor de vários tons,
Amor pro mundo todo,
São muitas variações...
Amor não é prisão!
Muito menos possessão.

Amor é ser amado
por pura paixão.
É ser livre,
sem hora pra acabar.
O amor é real,
e você sentirá!
Amor é ter cuidado
e não abandonar.

[18:55, 13/3/2018] Byanca:

A importância do
Universo, é amar.
A cada verso que
faço, é o amor que
me inspira.
Respirar, olhar, observar...
Nada importa se eu
não souber amar!
Se um dia o mundo
acabar,
Que seja explosão
de muito afeto.
Aprendi com o
amor que tenho,
que só é feliz,
quem o distribuí.
Quem planta amor
Colhe vida.


Lílian Furtado (grupo IP)

Dinâmica sobre o Amor:

Na minha concepção, o amor é o maior dos sentimentos que existe; Porque ele justifica o que aos olhos humanos é injustificável, e ele não depende do mérito da pessoa a quem ofertamos amor:
Como é o caso da mãe com o seu filho.
Embora nem todos consigam percebê-lo dentro de si, ele é um sentimento inerente a todos nós. Pois somos todos oriundos do amor e da graça de Deus, porque Ele é amor e nada é maior do que Deus! Então, podemos dizer que nada é maior do que o amor.

A segunda pergunta já está respondida na pergunta anterior, pois, para mim nenhum sentimento é maior que o amor sendo este de várias formas e de diferente intensidade; Mas, ainda assim amor.
Necessário é amar-se para poder amar! Pois Cristo deixou dito como um dos principais mandamentos:
 "Amar o próximo como a si mesmo".
Logo se deduz, que é necessário primeiro amar-se, para então amar os demais, seja quem for. Sejamos amor.

Peço licença para acrescer à dinâmica esses lindos versos do poeta Khalil Gibran, oriundos do livro
"O Profeta" , que eu amo:

"Quando o amor vos chamar, segui-o,
Apesar do seu caminho ser duro e íngreme.
E quando suas asas vos envolverem, abraçai-o,
Apesar da espada escondida entre suas penas poder ferir-vos.
E quando ele falar convosco, acreditai nele,
Apesar de sua voz poder esfacelar vossos sonhos como o vento norte arruína o jardim.

Pois mesmo quando o amor vos coroa, ele vos crucifica.

O amor não dá nada além de si mesmo e não toma nada além de si mesmo.
O amor não possui nem é possuído;
Pois o amor é suficiente ao amor.

Quando vós amais, não deveis dizer: 'Deus está no meu coração', mas sim, "Estou no coração de Deus".
E não pensais que podeis dirigir o curso do amor, pois o amor, se achar que mereceis, dirige o vosso curso".



Valter G. (grupo da Luz)



[08:36, 19/3/2018]:

AMOR Palavra de quatro letras com o maior poder do mundo! O amor engrandece a alma, e quem recebe, tem uma dádiva que causa euforia, êxtase, até choro.
O amor é trazer à sua vida a vida da pessoa que o recebe, fazendo á ela o mesmo que seria a nós mesmos....
Receber amor é indescritível, o amor além de corpos, é aquele mais lindo:  É a doação, é amparar, apoiar, orientar, cuidar, como uma plantinha até se fortalecer.
Esse amor é lindo, único, e causa um bem enorme para quem recebe, e muito mais para quem doa...
O amor verdadeiro é leve feito pluma, é límpido feito água, e grande como aquele que é o Senhor de todas as coisas: Amor é grande como o Criador!


[08:36, 19/3/2018]:

O amor é supremo...
Por amor doa-se a própria vida em razão desse sentimento.
Sendo O Cristo, ou muitas outras pessoas.
Mas o amor não se resume na dor, pelo contrário: Ele consiste em causar bem a outrem.
O amor detalha a felicidade nas outras pessoas, causando a consciência e assim propagando amor; Pois, a sensação de bem maior é para quem doa, e não a quem recebe.
Quem exercita e praticar amor, sabe o quanto isso é maravilhoso a nós mesmos.
Por tudo isso, o amor é além das fronteiras, além de qualquer outro sentimento!
 




















2 comentários:

  1. Essa Dinâmica foi Poesia , Amor de verdade e não se fala mais nisso !!! Parabéns a todos mas em Especial a minha tão amada verdinha (Cida Nuno) Aplausos em Pé !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre q falamos do Amor, fica muito bom! Além da participação ser maior, tbm é mais inspirador...
      Amei as poesias de Cida e Byanquinha. Parabéns!

      Excluir