sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Colar De Pérolas

http://www.recantodasletras.com.br/audios/poesias/66416
Poesia em áudio no RL






Meu encanto pelas pérolas,
Faz com que desenvolva poesias sobre elas.
Nunca as tive, na verdade:
Nem nessa ou em outra idade...




Queria, como uma criança quer, um brinquedo sonhado.
 Sonhava colocar o colar, num porta joias antigo.
Porém nunca as ganhei, para meu agrado...


Seria mais adequado esse recipiente: Gosto de nostalgia.
E de objetos que mostram essa minha "embriaguez" de tempos que não vivi.
Quando nem sonhava estar aqui...

Uma penteadeira, um retrato meu.
Um vaso transparente com flores vermelhas,
Como minha paixão pelas pérolas...
E um par de brincos 'vintage',
Para imaginar-me nos "Anos Dourados",
Como no meu livro de romance:
Ser a 'Marília', dessa época
Retratada em calendários masculinos,
Com colar de pérolas cintilando
Em um corpo muito feminino...

Ser a 'Maribel', sua filha:
Escrevendo essas emoções,
Como escritora que  a personagem é.

E finalmente ser eu mesma:
A criadora desse Universo feminino
Onde os homens são segundo plano
Só quem aprecia as pérolas, são as mulheres...
Talvez por esse motivo, eu não tenha protagonistas masculinos:
Não saberia falar de sentimentos que não tenho.

Cada palavra é real para mim:
Desde a descrição da chuva que caí lá fora,
Até as pérolas do colar, dentro do porta joias, sobre a penteadeira,
Imaginadas na minha mente
Meu grão semente...

Fátima Abreu


http://www.clubedeautores.com.br/book/151374--Maribel_Nao_Tinha_Olhos_Cor_Do_Ceu#.VZ2Pp7Xdcvp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário