quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sobre Palavras...REFLEXÃO

Eu sempre prefiro que as palavras sejam doces e brandas. Sem elevar a voz. 
Se quer dar seu recado, respire fundo, conte até 10, e depois fale pausadamente. 
Nesse ínterim, sua voz vai tomar o tom que precisa: 
Para momentos mais sérios ou desafiadores, que determinará o controle da situação.  
Fátima Abreu Fatuquinha


Sobre Palavras


Palavras são a sua salvação ou a sua derrota.
Liberdade ou prisão.
Meio de conseguir o que quer, ou perder para sempre... 
Palavras podem ferir ou acalmar.
Podem aplacar multidões ou pode incitá-las as desvio.
Depende unicamente de como são usadas.
Pense duas vezes antes de pronunciá-las:
Podem ser sua vitória ou a maior decepção.
Ferem, dizendo maldades e mentiras.
Palavras brandas, já acalentam o coração.
Doces, comovem até as lágrimas... 
Podem ser estimulantes sobre maneira, otimistas e sensatas.
Reflita se as minhas são boas conselheiras.

Fátima Abreu







Um tempo atrás, escrevi essa pequena poesia:

Palavras :
As palavras são minhas amigas.
As letras tomam forma.
Posso dizer o que penso, utilizando-as.
Minha maior forma de expressão.

Sinto-me como uma ilha.
Isolada em mim mesma.
Ninguém compreende.
Alguns tentam, ninguém consegue.



Terminei de completá-la dessa forma:

Talvez porque não tive o carinho que tanto dei, retornando para mim:
Não se deve esperar isso das pessoas.
Geralmente elas nem sentem que não estão correspondendo às expectativas.
Dessa forma, eu fiz, nada esperando me troca.
Mas, (e sempre tem um 'entretanto') com isso, vem a decepção com as pessoas.
Nisso, minha alma chora.


As palavras são minhas únicas amigas de verdade:
Com elas, descrevo sentimentos que não tenho coragem de revelar no cotidiano.
Então, no conforto da escrita (ainda que com dedos feios pela artrose), vou revelando o meu EU.
Com decepções, nostalgia, tristezas e muitas indagações...


Li uma mensagem que uma filha deixou para sua mãe que fazia aniversário e me emocionei.
Talvez porque meus filhos não tenham prestado muito a atenção em tudo que fiz na vida: 

Só lembrando praticamente da adolescência deles em diante, e desconhecendo um passado anterior à sua compreensão. 
E nunca me disseram palavras tão lindas quanto as que li...
Coisas do tipo: "Eu morreria por você, mãe porque é o meu tudo"
Logicamente, nenhuma mãe quer tamanho sacrifício de nenhum filho! 
Porém, é essa dedicação, esse amor explícito, que me fez ficar emocionada com as palavras da 'mulher feita',  para com sua mãe.

Perguntei-me:
Será que nada valeu? Até deixar de comer para que nada lhes faltassem? 

Morar num quitinete, sem pia no banheiro sem chuveiro! Existia apenas um vaso sanitário; isso, quando meu primeiro filho era um bebê ainda... 
E passava noite e dia, vigiando para que as 'hordas' de lacraias (enormes) não atingissem seu berço...
Eles de nada sabem, só eu, DEUS e uma pessoa que não está mais na Terra.


Fátima Fatuquinha Abreu




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário